Sábado, 21 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Comunicação, Educação, Media, Ciências Humanas e Sociais, Didática

O II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas ocorre de 23 a 25 de outubro de 2017, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Organizado pela equipe brasileira da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania, o evento busca reunir trabalhos que reflitam sobre a interseção dos campos da comunicação e da educação. Os resumos expandidos podem ser enviados até 15 de agosto de 2017.

Eixo Temático

As múltiplas telas da sociedade digital propiciam novos modos de produção e consumo de conteúdos midiáticos. Em potencial, todos nós somos capazes de produzir, compartilhar, disseminar e ressignificar conteúdos variados que podem ganhar as redes e impactar social, cultural e politicamente diferentes comunidades, virtuais ou não.Este congresso pretende abrir canais de diálogo entre pesquisadores dos campos da comunicação e da educação para refletir sobre as mudanças nos modos de fruição e expressão criativa que estão em jogo na cultura participativa. Torna-se, assim, premente o debate sobre os novos saberes e as novas aprendizagens que despontam neste cenário.

Os trabalhos devem refletir sobre a interseção dos campos da comunicação e da educação sob a perspectiva das áreas apontadas abaixo, tendo como fonte projetos de pesquisa; extensão; intervenção social, crítica, criativa e artística; trabalhos laboratoriais e de campo; vivências e experimentações.

Sessões Temáticas:

ST 1 - Comunicação e/ou Educação, Produção e Consumo
A sessão propõe a reunião de pesquisadores interessados em discutir temas relacionados à produção, consumo, circulação e ressignificação de conteúdos na sociedade contemporânea. Abrangendo estudos, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, relacionados com o audiovisual, a publicidade, o jornalismo e as novas mídias.

ST 2 - Comunicação e/ou Educação e Artes
A sessão reúne trabalhos que atuem na interface entre a comunicação, a educação e as artes. Buscando refletir sobre a experimentação de novos formatos, o uso de plataformas tecnológicas na criação de obras e experiências interativas que explorem novas formas de expressão no campo das artes.

ST 3 - Comunicação, Educação e Aprendizagem
A sessão reúne trabalhos que refletem sobre o diálogo entre a comunicação e a educação. Discutindo as experiências de métodos e processos de ensino e aprendizagem no âmbito formal e não formal, além das intermediações das novas mídias no processo educacional.

ST 4 - Comunicação e/ou Educação e Minorias
A diversidade tem sido um conceito chave na discussão sobre a mídia educação e de suma importância para o empoderamento de diferentes grupos culturais, sociais, étnicos e relativos às identidades de gênero e sexualidade. Esta sessão abriga trabalhos que reflitam sobre o papel e a atuação das minorias na nossa sociedade.

Mais informações no site do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas