Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Congresso Internacional As Cidades na História: Sociedade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, Património, Turismo, Ciências Humanas e Sociais, Urbanismo, Ciências da Comunicação

Está aberto até 3 de fevereiro o período para o envio de propostas para o II Congresso Internacional As Cidades na História: Sociedade, que se realiza em Guimarães, de 18 a 20 de outubro, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães em parceria com o Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) da Universidade do Porto, e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e o Laboratorio de Paisagens Patrimonio e Território (Lab2PT), da Universidade do Minho.

Nesta segunda edição pretende-se que o Congresso mantenha a sua identidade de partida, abordando a evolução das cidades em contextos históricos e geográficos distintos, desde a Cidade Antiga à Cidade do Presente a caminho do Futuro, com especial incidência nas cidades do mundo mediterrâneo.

O congresso dividir-se-á em cinco grandes áreas temáticas; a cidade no mundo antigo, na época medieval, moderna, industrial e, finalmente, a cidade da época atual. Cada uma destas áreas terá uma sessão plenária estruturada em torno de dois conferencistas, um português e outro de fora de Portugal, e um conjunto de sessões paralelas de apresentação de resultados espontâneos sobre as respetivas temáticas. Os trabalhos terminarão com uma mesa redonda sobre a Cidade de Futuro.

Não haverá língua oficial no congresso. Embora a maior parte dos trabalhos possa vir a ser apresentada em português ou espanhol, aceitar-se-á a língua inglesa ou francesa, sem se excluir a possibilidade, em sessões plenárias, de tradução simultânea.

Calendário do Congresso

  • 3 de fevereiro de 2017– data limite para o envio das propostas de comunicações aos responsáveis das áreas temáticas.
  • março de 2017 – Envio da segunda circular do Congresso, com a relação dos títulos provisórios dos trabalhos admitidos em cada área temática.
  • 16 de setembro de 2017 – Prazo final para receção das comunicações.
  • 18 a 20 de outubro de 2017 – realização do congresso em Guimarães.

Normas para apresentação das comunicações:
Os interessados em participar no congresso devem contactar com os responsáveis da Área(s) Temática(s) do seu interesse, enviando um pequeno resumo da comunicação (até 500 palavras), acompanhado de breve CV (até 200 palavras). Devem igualmente enviar a proposta para a organização geral (chi@cm-guimaraes.pt). Os coordenadores das áreas temáticas são responsáveis pela aceitação das propostas, devendo comunicar a sua decisão aos autores e à organização do congresso.

Confira a Primeira circular em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas