Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

II Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure UFRN

Início: Fim: Países: Brasil, França

Linguística

A UFRN e o ITEM (Instituto de Textos e Manuscritos Modernos – CNRS/França) anunciam a realização do II Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure: publicação do CLG e herança, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, no período de 02 a 04 de setembro de 2016.

Para celebrar os 100 anos do Curso de Linguística Geral, será considerada a herança de Saussure na Linguística brasileira e a influência que ele exerceu sobre dois importantes linguistas: Benveniste e Jakobson.

Assim, o colóquio será organizado em torno de três jornadas:

a) Saussure e a linguística brasileira
b) Saussure e Roman Jakobson
c) Saussure e Émile Benveniste

O evento será organizado pela UFRN e pelo ITEM (Instituto de Textos e Manuscritos Modernos – CNRS/França).

Estão confirmadas conferências plenárias com José Luiz Fiorin (USP), Christian Puech (Sorbonne Paris III), Irène Fenoglio (ITEM/CNRS) e Daniele Gambarara (Università Degli Studi Di Trieste/Itália, Président du Cercle Ferdinand de Saussure); e mesas redondas com Valdir Flores (UFRGS/CNPQ), Aya Ono (Université de Keio/Japão ), Jean-Claude Coquet (Université Paris VIII/ITEM), Luiza Ely Milano (UFRGS), Márcio Alexandre Cruz (UFAL/CNPQ), Thomas F. Broden (Purdue University/USA), Amanda Scherer (UFSM), Clemilton Pinheiro (UFRN). Hozanete Lima (UFRN) e Eliane Mara Silveira (UFU/CNPQ).

Oportunamente serão divulgadas as informações relativas aos procedimentos de inscrição para comunicação individual.

Comitê organizador
Clemilton Pinheiro (UFRN) – clemiltonpinheiro@hotmail.com