Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Colóquio Internacional de Cinema e História da ECA-USP

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Arte, História, Arquivos, Cinema, Ciências Humanas e Sociais, Artes visuais

O II Colóquio Internacional de Cinema e História ocorre entre os dias 05 a 08 de dezembro de 2017 na Escola de Comunicações e Artes da USP. O objetivo deste colóquio é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. O recebimento das propostas estará aberto entre os dias 15 de julho a 21 de agosto. Este prazo não será prorrogado. O resultado será divulgado no mês de setembro. Serão aceitos resumos enviados em português, espanhol, francês ou inglês.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”, o evento convida os alunos de pós-graduação, mestres e doutores, e pós-doutorandos que desenvolvam pesquisas sobre as relações entre o audiovisual e a história. Pretende-se reunir, por meio do colóquio, pesquisas que têm em comum o fato de considerarem o filme e o meio cinematográfico como potentes objetos para a História, dando prosseguimento aos trabalhos de nomes como Marc Ferro, Pierre Sorlin, Michèle Lagny, Antoine De Baecque, Christian Delage, Sylvie Lindeperg, Robert Rosenstone, Tom Gunning, Ismail Xavier, entre outros.  

A experiência do I Colóquio confirmou nossa hipótese de que não existe uma metodologia única para tratar as relações entre cinema e história, mas também reforçou a importância de se debater as diferentes formas pelas quais o cinema pode impulsionar o conhecimento histórico. Para o II Colóquio Internacional de Cinema e História, o comitê de organização definiu três linhas de pesquisa. Embora não se pretenda excluir trabalhos que não se encaixem nessas linhas, elas servem para nortear os eixos metodológicos que serão aprofundados ao longo do Colóquio: 

  1. A representação da história no cinema - Espaço aberto a comunicações que se ocupem de analisar filmes e questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.  
  2.  Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências - Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir um conhecimento histórico sobre determinado período ou evento. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas. Também abriga propostas que se dediquem a encontrar diálogos entre filmes e os projetos historiográficos que os sustentam.  
  3.  Cinema, arquivos e os regimes de historicidade - Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.  

Mais informações na página do II Colóquio Internacional de Cinema e História da ECA-USP e através do e-mail iicoloquiocinemahistoria@gmail.com.

  

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas