Sábado, 20 de Abril de 2024
Congressos

II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de interiores

Início: Fim: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História da Arte

Estão abertas as inscrições de proposta de comunicação para o II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de interiores. O prazo para envio termina no dia 17 de abril. O evento será realizado de 11 a 13 de agosto de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).
 
Na ocasião, serão comemorados os 85 anos do Museu Casa de Rui Barbosa, o primeiro museu casa do pais. O colóquio é promovido pela FCRB e conta com o apoio da EBA/UFRJ, da EAU/UFF e do Museu da República/Ibram, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (Portugal).
 
Trata-se de um dos desdobramentos do projeto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro. Anatomia dos interiores”, voltado para o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores, que teve como eixo de sua primeira etapa de pesquisa duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro. Através de colóquios bilaterais e internacionais, da publicação dos resultados das pesquisas e de site especializado, o projeto debateu os fundamentos para um estudo integrado e comparado da Casa Senhorial e dos seus interiores nos dois lados do Atlântico.
 
O interesse suscitado pelo I Colóquio, realizado em Lisboa (2014), que contou com uma significativa participação de investigadores brasileiros, levou a FCRB promover a realização dessa nova edição do evento em seu auditório.
 
Eixos temáticos (período compreendido do século XVII à década de 1930 do século XX)
 
1. Espaço interior, estrutura e programa distributivo. O espaço interior e a função das várias divisões; a circulação, as escadarias e a sua articulação com a entrada, as salas de aparato, as zonas privadas e as zonas de serviço; nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço.
 
2. A ornamentação fixa. A decoração aplicada: do azulejo à pintura mural, passando pelos estuques decorativos, pela madeira e pedraria, pelos tecidos e papel de parede, os programas decorativos e iconográficos.
 
3. O equipamento móvel. Os objetos que contribuíram para o aparato e conforto das casas ao longo de gerações: pratarias, vidros, louças, candelabros, tapeçarias, tapetes, móveis, bibelôs e equipamento utilitário.
 
Datas importantes
 
― Até 17 de abril – Envio dos resumos das propostas de comunicação (entre 300 e 500 palavras) e notas biográficas (com o máximo de 400 palavras) para o e-mail memoria@rb.gov.br, assunto II colóquio A Casa Senhorial;
― Até 13 de maio – Divulgação dos resultados da avaliação, da responsabilidade da Comissão Científica do Colóquio;
― Até 13 de julho – Envio dos textos para o e-mail memoria@rb.gov.br, assunto: II colóquio A Casa Senhorial.
 
Mais informações aqui.
 
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134
Botafogo 22260-000
Rio de Janeiro, RJ

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas