Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

I Seminário Nacional de Paleografia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Paleografia

O Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - Campus de Ondina, Salvador-BA,  recebe nos dias 15 a 17 de novembro de 2017 o I Seminário Nacional de Paleografia: Paleografia e suas interfaces. O prazo para inscrição de trabalhos encontra-se aberta até dia 01 de outubro.

As várias possibilidades de compreensão do que vem a ser Paleografia demonstram quanto o compromisso com a investigação dos sistemas gráficos é tão diversa quanto antiga. A Paleografia configura-se como a leitura de textos considerados antigos em suportes leves. Estudos mais contemporâneos a entendem como investigação das práticas de cultura escrita, para além do tipo de suporte ou recorte temporal. Pelo fato de a escrita ser de interesse das diversas áreas das Humanidades ou de qualquer vertente de interesse histórico, a investigação paleográfica torna-se indispensável para formação profissional nas áreas de Arquivologia, História, Letras, Biblioteconomia, etc. Apesar disso, no Brasil, o estudo paleográfico é visto como de caráter técnico ou ancilar, o que faz com que muitas pesquisas desconsiderem aspectos relevantes da cultura material escrita, imprescindíveis para evitar anacronismos. Embora se reconheça a importância da atividade para a boa leitura de informações adormecidas em manuscritos antigos, no Brasil não há estudos superiores e formação aprofundada em Paleografia; muitos dos profissionais têm formação empírica e desconhecem a produção teórica da área.

Assim, o Seminário Nacional de Paleografia, através da articulação com outras áreas de saber, pretende discutir os rumos das pesquisas paleográficas, ou que têm nelas algum fundamento, na contemporaneidade. Este evento tem como finalidade primordial contribuir para a melhoria da qualidade das atividades paleográficas realizadas no Brasil, criando uma rede de comunicação entre os profissionais das diversas áreas que trabalham com a Paleografia e trazendo informações atualizadas e de alta qualidade do exterior, colocando os profissionais brasileiros em contato entre si e com as mais renomadas instituições estrangeiras com atuação na área. Pretende, ainda, divulgar os trabalhos realizados isoladamente nas diversas instituições do país e apresentar as diversas vertentes de atividade da paleografia, como atividade em si e como auxiliar de diversas outras áreas (Arquivologia, História, Letras - Filologia, Crítica Textual e Linguística Histórica -, Biblioteconomia de Obras Raras, Antropologia, Sociologia, Design, Restauração etc.).

Submissão de trabalhos

O I Seminário Nacional de Paleografia receberá trabalhos para comunicação oral e exposição de pôster com qualquer temática relacionada com a Paleografia.

Todo trabalho inscrito será enviando para avaliação double-blind, os avaliadores não terão acesso às informações de procedência do trabalho e avaliarão analisando rigor científico, mérito da pesquisa e originalidade.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até as 23:59 do dia 01 de outubro de 2017.


Mais informações:

www.snpaleografia2017.ufba.br
snpaleografia@gmail.com
www.facebook.com/snpaleografia
Whatsapp: (71) 98784-1488

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas