Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

I Seminário Literatura, Educação e Cultura Entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil – I SLECEI

Início: Fim: Países: Brasil, Cabo Verde

Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Educação, Língua

Nos próximos dias 15 e 16 de janeiro acontecerá no auditório da Uni-CV, na cidade de Cabo Verde, na África, o I Seminário Literatura, Educação e Cultura Entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil – I SLECEI.

O evento é promovido pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa (CET-LP) e pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), da Universidade de Cabo Verde, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, pelo Departamento de Letras de Itabaiana e pela Coordenação de Relações Internacionais (CORI). 

O objetivo principal é promover um espaço de trocas culturais e literárias, em que estejam representadas a literatura e a cultura nordestinas e a literatura e a cultura cabo-verdianas, fazendo do evento o ponto de partida para outras ações que levem ao aprofundamento das relações humanas e institucionais e à elaboração de novas parcerias, envolvendo, inclusive, outras áreas do conhecimento. A delegação brasileira será composta por 22 integrantes, reunindo docentes, graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Sergipe, professores do Ensino Básico do estado de Sergipe e escritores sergipanos.”

O evento contará, ainda, com o apoio da Academia Cabo-Verdiana de Letras, representada no evento por sua presidente, Vera Duarte Pina; da Academia Gloriense de Letras, representada no evento por seu presidente, Lucas Lamonier; do CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos), coordenado pela professora Christina Ramalho; do Programa de Pós-Graduação em História da UFS; e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFS/Itabaiana).

Fazem parte da Comissão Organizadora os/as professores/as Amália de Melo Lopes e Manuel Brito-Semedo (Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa) e Maria Salomé Miranda (FCSHA – Universidade de Cabo Verde), Christina Bielinski Ramalho e Cleide Emília Faye Pedrosa (Universidade Federal do Sergipe).


De Segunda-feira, 15 janeiro 2018 -  8:00
Até Terça-feira, 16 janeiro 2018 -  5:00
Local: Auditório da Reitoria da Uni-CV – Praia

Confira a programação:

15/01 (Segunda-feira)
Encontro na Uni-CV do Prof. Sandro Mário Drumond Alves Marengo (DLEV/PPGL/UFS), com a direção da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa;
Encontro do Prof. Fernando Sá, com o Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia e História;
Encontro da Prof.ª. Cleide Emília Faye Pedrosa (PPGL/UFS) com entidades/instituições que lidam com ensino de surdos;
Encontro da Prof.ª. Edinéia Tavares Lopes (Química-ITA/PPGECIMA/NEABI/PIBID/UFS) com entidades/instituições que desenvolvem ações relacionadas com minorias;

16/01 (Terça-feira)
Encontro na Uni-CV com Direção do Curso de Mestrado em Ensino do Português LS, LE;
Mesa de encerramento – Exploração de ações para estreitamento da cooperação entre as duas Universidades.

Fonte: Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa via IILP.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas