Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Media

O I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais acontece de 12 a 15 de dezembro, em São Leopoldo. Organizado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação - Unisinos, tem como objetivo central situar a pesquisa no Brasil como lugar de reflexão e de articulação entre duas epistemologias em construção em torno da midiatização como linhagem de pesquisa: de um lado, objetos, método e metodologias situadas no Sul, na Argentina e no Brasil, e, de outro, no Norte, na França, na Alemanha e na Dinamarca. As inscrições podem ser feitas até 15 de novembro.

Eixo temático

A proposta do Seminário Internacional de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais tem como ponto de partida estimular a reflexão sobre o conceito de midiatização a partir das tensões entre perspectivas diversas. Nessas perspectivas, midiatização sempre é algo bem além do que divulgar um conteúdo em mídia, conforme vem aparecendo em dicionários, nos quais se define um campo semântico, o que é questionado pela crítica epistemológica. Cabe a ressalva, porém, de que, em nossa visada, a midiatização configura-se muito além do que é definido pelo campo semântico, e é para que não se naturalize como tal que o Seminário se propõe a buscar o “estado da arte” das pesquisas que versam sobre o tema, que dialogam e operam em torno do conceito ou da processualidade envolvida.

Ao lado desse campo semântico, há um desenho histórico-conceitual em construção, que remete a outras compreensões, conforme pesquisas em curso. As trocas com outros centros de reflexão, que vêm desenvolvendo novas abordagens, instigantes, com um grau diferenciado em torno desse operador semântico – como cerne de operações cognitivas que passam a referenciar segmentos das pesquisas no campo da comunicação –, devem facilitar novos processos de circulação de saber, favorecendo quebras de gargalos, hegemonias e dispersão cognitiva.

Esta chamada destaca eixos conceituais que são acionados nas pesquisas empíricas para a análise de processos heterogêneos, que sustentam as hipóteses em construção: – ambiência e ambiente; – circulação e circuito; – dispositivos e interações; – instituições e atores; – semiose e transformações das crenças. Esses são, entre outros, pares conceituais em processo de construção, através de pesquisas de professores, mestrandos, doutorandos e intensos debates entre os seus participantes. Esses eixos não são exclusivos. Outros serão aportados por pesquisadores que participam dessa angulação de pesquisa – em termos de objeto, métodos e metodologias –, agora convidados, em especial os estudos de interface que consideram a midiatização. Esse é o diálogo proposto, numa perspectiva de sistematização e novas inferências transversais.

Em síntese, o seminário proposto nos abre a possibilidade de discutirmos questões transversais: O que entendemos por midiatização em nossas investigações? Quais são os conceitos que sustentam as hipóteses sobre a midiatização? Quais as relações entre essas definições epistemológicas e as teorias em funcionamento nas investigações sobre a midiatização? Que objetos, métodos e metodologias têm sido investigados sob esse ‘teto epistemológico’?

Participantes

Bernard Miège - Université Stendhal - Grenoble III
Daniel Peraya - Université de Genève
Giovandro Ferreira - Ufba
Lucrecia Ferrara - Puc/Sp
Luís Mauro Sá Martino - Casper Líbero
Mario Oscar Carlón - Universidade de Buenos Aires
Muniz Sodré de Araújo Cabral - UFRJ
Oscar Traversa - Unal
Stefan Bratosin - Université Paul Valéry
Stig Hjarvard - University of Copenhagen

Painelistas - Unisinos:
Ana Paula da Rosa
Antônio Fausto Neto
Jairo Ferreira
José Luiz Braga
Pedro Gilberto Gomes

Mais informações no site do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas