Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

I Seminário Áfricas: Identidades, práticas e experiências

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Estudos Africanos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Afro-Brasileiros

O I Seminário Áfricas: Identidades, práticas e experiências acontece de 23 e 25 de maio de 2017, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Organizado pelo Grupo de Pesquisa Áfricas Interinstitucional, o evento tem o objetivo de promover um ambiente de debate acadêmico entre pesquisadores que possuam como objeto de investigação e interesse temáticas relativas aos processos históricos, políticos, culturais e econômicos em contextos africanos. Os resumos para comunicação podem ser enviados até 5 de março.

Nascido do encontro dos professores doutores Washington Santos Nascimento e Silvio de Almeida Carvalho Filho, ambos com vasta experiência em projetos de ensino, pesquisa e extensão em contextos africanos, o Áfricas vêm consolidando-se como um espaço profícuo para o debate acadêmico no Brasil sobre as Histórias das Áfricas. O seminário almeja solidificar a relevância do grupo, sobretudo a partir da valorização da perspectiva multi-institucional e interdisciplinar levada à frente nas pesquisas de seus membros.

O projeto inclui que o Seminário Áfricas tenha uma periodicidade constante, ocorrendo a cada dois anos, e que circule por diferentes instituições. São bem-vindas propostas de trabalhos originais, fundamentadas em pesquisas empíricas, debates teóricos e metodológicos e balanços da literatura especializada, que possibilitem o diálogo entre estudiosos que possuam como dedicação as múltiplas e variadas pesquisas a respeito da História da África.

Mais informações na página do evento Seminário Áfricas e na página do grupo de pesquisa Áfricas Interinstitucional.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas