Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

I Encontro Nacional sobre Discurso, Identidade e Subjetividade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Análise do discurso, Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Ciências Humanas e Sociais

A Universidade Federal do Piauí sedia o I Encontro Nacional sobre Discurso, Identidade e Subjetividade - I ENDIS, que acontece entre os dias 27 e 29 de abril de 2016, no Centro de Ciências da Educação – CCE situado no campus Petrônio Portela - UFPI, na cidade de Teresina, Piauí.

O evento, que tem como tema "Discurso e Narrativas Contemporâneas", é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias da Comunicação (NEPEC - PI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí, e visa estimular o debate acadêmico científico entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de comunicação e áreas afins.

Chamada de Trabalhos

Os organizadores do I ENDIS convidam pesquisadores das áreas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Filosofia, História, Antropologia, Sociologia que atuam no campo de estudos sobre discurso, identidade e subjetividade, para a apresentação de propostas de trabalhos no âmbito da temática do evento.

A primeira edição do encontro é organizada em sete eixos temáticos:

GT.01 - Linguagem, Cultura e Identidade
Ementa: A linguagem como discurso nos processos de construção e deslocamento das identidades no sistema cultural. As diferentes posições dos sujeitos nos processos enunciativos e os conflitos de identificação na modernidade tardia.

GT.02 - Mídia e Corporeidade
Ementa: O corpo midiatizado e os processos de estetização da corporeidade. A construção discursiva de um ideal de corporeidade e os discursos midiáticos frente as demandas do mercado na constituição do corpo enquanto objeto de consumo.

GT.03 - Narrativas Midiáticas
Ementa: A relação dialética entre mídia e sociedade. As narrativas midiáticas como elementos constituidores da vida social e, ao mesmo tempo, constituídas por ela. Práticas comunicativas – imagens e representações midiáticas – enquanto arranjos discursivos da vida cotidiana nas sociedades globalizantes.

GT.04 - Gênero e Subjetividades
Ementa: Gênero como categoria de análise que evidencia o movimento e as transformações históricas nos processos contemporâneos de produção de subjetividades, sexualidade e corpo. Os acordos sociais e os impasses na conquista de espaços de reconhecimento das diferenças de gênero.

GT.05 - Discurso e Ideologia
Ementa: Abordagens discursivas acerca da ideologia: discurso, ideologia, poder, práticas hegemônicas e contra-hegemônicas. O papel do discurso na instauração, manutenção e/ou transformação das relações assimétricas de poder no contexto da modernidade tardia.

GT.06 - Discurso, Imagem e Imaginário
Ementa: Categorizações da imagem nas diversas narrativas imagéticas e os discursos midiáticos como espaço de tensão do processo cultural contemporâneo de construção e representação da realidade e das identidades individuais e coletivas. Imagem-tempo e imagem movimento como recursos de produção de sentido.

GT.07 - Discurso, Cultura Digital
Ementa: Práticas discursivas delineados pelas transformações culturais no universo digital. Hipertextualidade, multimidialidade, convergências e interatividade nos ambientes socioculturais em rede. Redes sociais como novas formas de sociabilidades.sentido.

Datas Importantes

Submissão de Resumos: de 20/10/2015 a 31/03/2016 (prazo prorrogado)
Cartas de Aceite: até 10 dias após envio do resumo
Submissão de Artigos Completos: de 30/11/2015 a 29/03/2016