Quinta-feira, 28 de Março de 2024

I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Literatura Comparada

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Culturais, Letras, Literatura, Livros

O I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Literatura Comparada (EJICOMP) acontece em Lisboa no dia 15 de Setembro de 2017. Organizado pela Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC) em parceria com o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ILCML-FLUP) o evento visa reunir jovens investigadores da área e apurar, através das suas apresentações, o atual estado da disciplina. A data limite para submissão de propostas é o 30 de Junho de 2017.

A língua principal do evento será o Português, mas poderemos considerar propostas de comunicações em Inglês, Francês e Espanhol, conquanto os trabalhos estejam a ser/tenham sido desenvolvidos em Portugal.

Eixo Temático

Celebrando a Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC) 30 anos de atividade em 2017, pretende-se dar continuidade a um trabalho de desenvolvimento e actualização dos estudos de Literatura Comparada em Portugal com a criação deste encontro científico.Com o objetivo de estabelecer um fórum de periodicidade anual para partilha e discussão das linhas mais recentes de pesquisa no campo dos Estudos Comparatistas lato sensu, lançamos o apelo a mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, recém-graduados e jovens investigadores independentes para uma jornada de trabalho, durante a qual terão a possibilidade de:na

•     apresentar os seus trabalhos (artigos, teses, projectos ou publicações em curso ou recém-concluídos);
  •     discuti-los entre pares;
  •     receber comentários de docentes e investigadores em fases mais avançadas na carreira;
  •     conhecer o estado da arte e perceber tendências e percursos críticos actuais;
  •     contribuir para um contacto mais regular e produtivo no seio da comunidade científica.

Os textos completos das comunicações serão considerados para publicação em revista científica do CEC-FLUL a designar.

Mais informações no arquivo em anexo e através do e-mail ejicomppt@gmail.com e na página do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.