Terça-feira, 17 de Julho de 2018
Congressos

I Congresso Internacional de Literatura Brasileira

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Estudos Brasileiros, Literatura

Com motivo da celebração do VIII Centenário da Universidade de Salamanca, o Centro de Estudos Brasileiros, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras e o GIR “ELBA” (Estudos de Literatura Brasileira Avanzados), organiza o I Congresso Internacional de Literatura Brasileira Nélida Piñon en la República de los Sueños, que se realizará de 12 a 14 de novembro de 2018, na Hospedería Fonseca. O Congresso, dirigido pela Prof.ª Ascensión Rivas Hernández, do Departamento de Língua Espanhola da Universidade de Salamanca, é o desdobramento das Jornadas Literárias que o CEB celebra, anualmente, desde 2009, sempre dedicadas a importantes nomes da literatura brasileira. Estas jornadas estiveram dedicadas a escritores como Machado de Assis, Jorge Amado, Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira e Ferreira Gullar. A conferencia inaugural será ministrada por Domicio Proença Filho, atual presidente da Academia Brasileira de Letras.
 
Apresentação de resumos
 
As pessoas interessadas em apresentar uma comunicação no congresso, podem enviar as propostas até 08 de abril de 2018, resumo com até 120 palavras, ao e-mail literaturabrasileira@usal.es. Baixe a planilha para envio em espanhol e em português. O Comitê Científico decidirá sobre a aprovação das comunicações com a maior brevidade possível.
 
Apresentação de textos completos
 
Os autores das propostas aprovadas devem apresentar o texto completo da comunicação até 13 de maio. A planilha para envio de comunicação completa está disponível em espanhol e em português. Para publicar nas atas do congresso é imprescindível realizar a inscrição e defender oralmente a comunicação. A direção do congresso selecionará as propostas de comunicação, cujo tema se relacione com a linha temática 1 do congresso, para eventual publicação em um livro monográfico sobre Nélida Piñon.
 
Matrícula
 
O valor da inscrição é de 80 euros para comunicantes e 60 euros para estudantes, com ou sem comunicação. Os estudantes deverão enviar a literaturabrasileira@usal.es o certificado ou comprovante de matrícula na instituição acadêmica de origem junto com o justificante de pagamento da taxa de inscrição no congresso. As taxas de inscrição, que dão direito ao recebimento de certificados e/ou diplomas, são individuais; nos casos de comunicações apresentadas por mais de um autor(a) ou por um grupo de pesquisa, cada autor(a) ou membro do grupo deverá pagar as taxas e matrícula correspondentes individualmente. O prazo de matrícula está aberto até 30 de agosto de 2018 e se realiza exclusivamente online clicando neste link.
 
Linhas temáticas

Linha 1: Nélida Piñon na República dos Sonhos
1.1. Ensaio, romance, conto
1.2. Etapas da produção literária de Nélida Piñon e sua evolução técnica e temática. O lugar da escritora na história da literatura brasileira
1.3. Leitura e interpretação da autora em outros países; traduções
1.4. Estudos comparados: Nélida Piñon vs.outros autores

Linha 2: Literatura Brasileira em perspectiva histórica
2.1. Brasil Colônia
2.2. Brasil Império
2.3. Brasil República

Linha 3: Literatura brasileira: política, gênero e movimentos sociais

Linha 4: A literatura brasileira e o mundo lusófono

Linha 5: Miscelânea
5.1. Adaptações cinematográficas da literatura brasileira
5.2. Traduções de obras e autores brasileiros
5.3. Crítica literária e mercado editorial
5.4. Literatura e docência
5.5. Novas formas de literatura brasileira: a literatura e as novas tecnologias
 
Baixe o folheto explicativo com as diferentes linhas temáticas e todos os detalhes para apresentar os originais em espanhol e em português.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas