Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

I Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Filosofia, História, Religião

O I Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo acontece de 25 a 27 de maio de 2018 em Lisboa. Organizado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) através do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), integrado na área de Ciência das Religiões, o evento tem como objetivo incentivar a investigação científica e sua partilha de resultados na área da religião e espiritualidade cristã, na especificidade dos vários ramos da fé e vivências, assim como no âmbito da sua relação com outras experiências e expressões religiosas. Os investigadores interessados em participar com trabalhos têm até 31 de dezembro de 2017.

Numa época em que o regresso da Fé está a mudar o mundo, e simultaneamente, se registam fenómenos religiosos de ruptura com a paz entre os povos, a convivência entre as religiões, a tolerância e os direitos humanos, as confissões cristãs e as religiões do mundo, em geral estão desafiadas a assumir um papel proactivo e pedagógico, em particular no âmbito da partilha das cosmovisões, na promoção da dignidade humana e na defesa da liberdade religiosa.

O ICC tem vindo a desenvolver trabalho académico através de diversos instrumentos de ação, como Jornadas, ciclos de conferências, seminários e debates centrados em temáticas relacionadas com o cristianismo contemporâneo, mas também formações e cursos conferentes de grau ou não, que impliquem o desenvolvimento duma cultura da diferença, da criatividade e do desenvolvimento global, e a publicação de artigos científicos na “Revista Lusófona de Ciência das Religiões”. Este congresso é de natureza estritamente académica e não confessional.

Eixos Temáticos

  • Eixo Temático nº. 1 – Desafios teológicos contemporâneos - A contemporaneidade tem vindo a apresentar novos desafios à fé cristã, tanto do ponto de vista doutrinário e conceptual como da praxis religiosa, num mundo em profunda e acelerada mudança. É o caso da perda de identidade religiosa, do equilíbrio ecológico, da igualdade de género, da justiça social ou da ética e dos conflitos de valores, entre outras temáticas prementes que suscitam reflexão e investigação.
  •  Eixo Temático nº. 2 – Fé e Cultura - A Modernidade estabeleceu a Razão como guia privilegiado no processo de desenvolvimento humano, interpelando os não crentes a um posicionamento que, apesar de tudo, não pode ignorar a dinâmica das religiões, e os crentes a uma gestão delicada nos confrontos quotidianos entre Fé e Cultura. Compreender de que modo ambas as dimensões coexistem e se interpenetram é um desafio para os investigadores.
  •  Eixo Temático nº. 3 – Diálogos interconfessionais e inter-religiosos - Numa época em que o regresso da Fé está a mudar o mundo, e simultaneamente, se registam fenómenos religiosos de ruptura com a paz entre os povos, a convivência entre as religiões, a tolerância e os direitos humanos, as confissões cristãs e as religiões do mundo, em geral estão desafiadas a assumir um papel proactivo e pedagógico, em particular no âmbito da partilha das cosmovisões, na promoção da dignidade humana e na defesa da liberdade religiosa.

Mais informações na página do I Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas