Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

I Colóquio Tradução e Criação – Universidade Federal Fluminense

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Tradução

I Colóquio Tradução e Criação – Universidade Federal Fluminense
09 de maio a 11 de maio de 2017

Chamada para comunicações até 05/03/2017

O Núcleo de Tradução e Criação da Universidade Federal Fluminense informa que está aberta até 05 de março de 2017 a chamada para comunicações a serem apresentadas no I Colóquio Tradução e Criação. O evento será realizado de 09 a 11 de maio de 2017 no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, situado em Niterói – RJ. Além das mesas de comunicações, o evento contará ainda com palestras e debates com a presença de importantes docentes/pesquisadores da área de Estudos da Tradução no cenário nacional, bem como de autores e tradutores. A programação final e as informações sobre inscrições para ouvintes serão divulgadas em breve.

Alguns convidados já confirmados: Walter Carlos Costa (PGET-UFSC/POET-UFC), Germana Henriques Pereira (POSTRAD-UnB), Izabela Leal (UFPA), Maria Aparecida Salgueiro (UERJ), Sonia Branco (UFRJ), Joel Pizzini (cineasta/UFF), Simone Homem de Mello (Casa Guilherme de Almeida), Luiz Ruffato (escritor), Michael Kegler (tradutor) e Paulo Henriques Britto (tradutor, escritor e professor PUC-Rio).

Serão aceitas contribuições de doutores, doutorandos, mestres, mestrandos ou graduandos de Iniciação Científica, desde que em coautoria com seus orientadores. Neste último caso, os orientadores deverão encaminhar de seus e-mails pessoais a proposta do graduando, recomendando-a.

As propostas de comunicação devem ser enviadas para o endereço de e-mail coloquiotraducaoecriacao@gmail.com até a data limite (05/03/2017) contendo as seguintes informações: nome(s) do(s) proponente(s), filiação institucional, endereço de e-mail, título da proposta, resumo (de 150 a 250 palavras), e palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco). Os autores receberão avaliações, cartas de aceite e informações para realização do pagamento da taxa individual de participação de R$ 30 (trinta reais) até 25 de março de 2017.

O I Colóquio Tradução e Criação tem como objetivo fomentar a já intrínseca interdisciplinaridade nas áreas de Tradução e Criação, promovendo a divulgação de pesquisas com ênfases diversificadas tais como tradução literária, adaptação, tradução fílmica, escrita criativa, multimodalidade, dentre outras, e buscando não só a divulgação de estudos afins de forma isolada, mas também a promoção de debates acerca dos limites e das possibilidades da Tradução e da Criação enquanto áreas complementares e passíveis de constante e frutífero diálogo. Possíveis debates acerca de tópicos como a dimensão autoral da atividade do tradutor, o papel criativo daquele profissional, os múltiplos aspectos de adaptações de obras literárias para o cinema, o teatro e outras artes, e a relevância da inclusão de trabalhos de criação artística como produtos de reflexão acadêmica na área de Letras e Linguística, permitirão aos participantes refletir sobre as temáticas centrais do evento e construir conhecimento conjunto sobre esferas ainda em fase inicial no cenário acadêmico brasileiro.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas