Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

I Colóquio Ibero-americano de Filologias Românicas para Estudantes – CIFRE Olomouc

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: República Checa

Chamada para trabalhos, Filologia, Estudos Ibero-Americanos

O Departamento de Línguas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade Palacký promove primeira edição do colóquio I Colóquio Ibero-americano de Filologias Românicas para Estudantes — CIFRE Olomouc, que vai decorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2018 em Olomouc, na República Checa, subordinado ao título: «A mudança e a permanência».

O colóquio tem por objetivo oferecer aos estudantes de filologias hispânica e portuguesa um espaço onde possam apresentar os seus trabalhos e pesquisas para ganharem, desta maneira, experiência com este tipo de eventos.

Eixo temático

As noções da imutabilidade e do devir podemos rastrear nas raízes do pensamento epistemológico até ao Parménides e o Heráclito; os quais já desde a antiguidade clássica perceberam a importância destes conceitos ao definir a natureza da nossa existência.

Hoje, apesar do largo caminho percorrido, não podemos deixar de reconhecer a vigência destas ideias pré-socráticas. As mudanças políticas e sociais influenciam a arte e a língua favorecendo a aparição de novos modos de representar a realidade. Desta forma estabelecem-se as complexas relações de influência mútua entre a sociedade e a sua produção simbólica (pensemos por exemplo nas inovações na indústria do cinema, na música ou na literatura).

Por outro lado, outros modelos de pensamento são característicos por permanecerem ao longo do tempo mais ou menos inalterados. Esta continuidade das ideias (paradoxalmente), também se estabelece como um importante fator do câmbio que opera sobre a produção simbólica.

O eixo temático da primeira edição do CIFRE convida à reflexão e à análise sobre estes fenómenos e a sua incidência na arte e na linguagem das culturas hispano-falantes e lusófonas.

Requisitos formais

O colóquio CIFRE Olomouc dirige-se aos estudantes do mestrado ou do doutoramento.

As propostas:

  • Poderão ser escritas em espanhol, inglês ou português
  • Devem ter uma extensão de entre cem e duzentas palavras e indicar a filiação acadêmica do participante
  • Devem ser enviadas até ao dia 31 de Dezembro. A inscrição pode ser feita através do formulário que se encontra na página do evento, ou através do correio eletrónico enviado ao endereço cifre.olomouc@gmail.com.

A taxa de inscrição para os participantes será 20€ ou 500 czk e será paga no momento do registo na manhã do dia 1 de Fevereiro. Pedimos aos participantes que confirmem ou cancelem a sua participação até ao dia 20 de Janeiro.

Os participantes vão dispor de 15 minutos para apresentarem a sua comunicação, mais uns 10 minutos no final de cada secção para responderem às perguntas do público.

Mais informações no site do I CIFRE Olomouc.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas