Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

I Colóquio Ibérico de Paisagem – O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico

Início: Fim: Países: Galiza, Portugal

Arquitetura, Eventos, História, Paisagem, Turismo, Urbanismo

I Colóquio Ibérico de Paisagem
O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico

16 e 17 de Março de 2017
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3

A Paisagem apresenta-se como o cenário que herdámos, onde vivemos, e donde retiramos os recursos com que subsistimos enquanto civilização e espécie. O resultado da nossa actuação sobre este património será a herança que iremos deixar aos nossos descendentes.

No início do terceiro milénio, e numa sociedade submetida a mudanças culturais, que decorrem a velocidades muito superiores às que o tempo de percepção, meditação, e experimentação necessitam, o interesse pela Paisagem tem ganho uma importância crescente, que transforma a disciplina numa plataforma de investigação onde os vários ramos do conhecimento se cruzam.

Este colóquio, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e com o apoio da Escola Superior Gallaecia, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, do Departamento de Urbanística y Ordenación del Territorio da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad Politécnica de Madrid, e a Fundação Calouste Gulbenkian,  pretende reflectir sobre a diversidade de aspectos pluridisciplinares, metodologias de análise, e modos de intervenção associados à disciplina, estabelecendo um fórum de discussão focalizado no futuro das relações do homem com a Paisagem.

São oradores convidados: Teresa Andresen (FCUP), Isabel Aguirre (Escuela Gallega del Paisaje), José Fariña (ETSAM) e Pedro Fidalgo (IHC-FCSH/NOVA).

Toda a informação está disponível na página oficial: https://ciplisboa2017.wordpress.com/.