Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

I Colóquio Ibérico de Paisagem - Chamada para trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Galiza, Portugal

Arquitetura, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, História, Paisagem, Património, Turismo, Urbanismo

I Colóquio Ibérico de Paisagem
O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico

16 e 17 de Março de 2017
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3

A Paisagem apresenta-se como o cenário que herdámos, onde vivemos, e donde retiramos os recursos com que subsistimos enquanto civilização e espécie. O resultado da nossa actuação sobre este património será a herança que iremos deixar aos nossos descendentes.

No início do terceiro milénio, e numa sociedade submetida a mudanças culturais, que decorrem a velocidades muito superiores às que o tempo de percepção, meditação, e experimentação necessitam, o interesse pela Paisagem tem ganho uma importância crescente, que transforma a disciplina numa plataforma de investigação onde os vários ramos do conhecimento se cruzam.

Este colóquio, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e com o apoio da Escola Superior Gallaecia, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, do Departamento de Urbanística y Ordenación del Territorio da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da la Universidad Politécnica de Madrid, e a Fundação Calouste Gulbenkian,  pretende reflectir sobre a diversidade de aspectos pluridisciplinares, metodologias de análise, e modos de intervenção associados à disciplina, estabelecendo um fórum de discussão focalizado no futuro das relações do homem com a Paisagem.

Propostas de Comunicação

Encontra-se aberta a chamada para Propostas de Comunicação, para o I Colóquio Ibérico de Paisagem – O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico, a realizar nos dias 16 e 17 de Março de 2017 em Lisboa,  no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.

As propostas poderão ser redigidas em português, castelhano ou inglês, e deverão apresentar um título, resumo, cinco palavras-chave, com o máximo de 700 palavras (em letra Arial 10, com linhas espaçadas 1.5, margens laterais de 3cm, superior de 3cm, e inferior de 2cm) que se integrem na temática do colóquio, e que abordem, entre outros, temas como Paisagem e Cultura, História da Paisagem, Paisagem e Recursos Naturais, Projecto de Paisagem, Paisagem e Património Arquitectónico, Arte e Paisagem ou Paisagem Virtual.

Na proposta de comunicação devem constar nome, filiação institucional e endereço electrónico, bem como uma pequena nota biográfica que não deverá exceder as 200 palavras.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail cip.lisboa2017@gmail.com até às 24h (Lisboa) de 28 de Novembro de 2016.

A comunicação dos resultados será feita até 19 de Dezembro de 2016.

Os oradores cujas comunicações sejam aceites deverão enviar o respectivo texto para publicação (com ISBN), com um limite máximo de 7500 palavras, até ao dia 31 de Janeiro de 2017. As normas gráficas e de formatação/apresentação serão enviadas aos respectivos oradores aquando da respectiva aceitação.

A apresentação das comunicações no colóquio deverão ter uma duração máxima de 15 minutos. Não serão permitidas apresentações via Skype/videoconferência.

Inscrições (para participantes)

Participantes com comunicações (até 23 de Dezembro): 50€

Participantes com comunicações (após 23 de Dezembro): 75€

Organização