Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

I Cilitur – Colóquio Nacional Sobre Cidades Litorâneas E Turismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Arquitetura, Turismo, Urbanismo

O Colóquio Nacional Sobre Cidades Litorâneas E Turismo (I Cilitur) acontece nos dias 30 e 31 de outubro de 2017 no Recife. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como foco a intrincada e dialética relação entre o turismo e a produção (e consumo) do espaço nas cidades litorâneas no Brasil. O prazo máximo para o envio de resumos é o 14 de agosto de 2017.

Eixo Temático

Ao longo dos últimos cinquenta anos o turismo tem se apresentado como um setor econômico resistente às várias crises graves que a economia global experimentou. A crise atual não comprometeu significativamente o turismo internacional e ele vem se transformando em alternativa econômica de muitos países afetados pelo declínio de economias baseadas em matérias-primas ou atividades industriais de menor monta.  Nesse período, o turismo tornou-se um grande motor que transformou cidades e territórios prometendo uma oferta de desenvolvimento econômico e social para vários países, mas ao mesmo tempo trouxe impactos significativos e diversos para destinos pouco preparados para absorver, de modo social e ambientalmente responsável, seu desenvolvimento.

Mercado promissor (entre os cinquenta países mais visitados), mesmo não fazendo parte das principais zonas de turismo mundial, o Brasil apresenta-se como um considerável mercado emissor dentre as economias emergentes e apresenta, como destino, um desenvolvimento turístico crescente, ainda que pouco competitivo no receptivo internacional já que a maior demanda ainda é doméstica.

A diversidade territorial brasileira tem permitido modalidades variadas de turismo em diferentes regiões do país, como as relacionadas aos diferentes biomas (Amazônia, Zona Costeira, etc.), às cidades históricas e patrimoniais e às metrópoles culturais. Ainda que todos estes lugares sofram os impactos do turismo, a extensa faixa litorânea, historicamente mais urbanizada, concentra diversos usos e atividades econômicas pretéritas e atuais e, por isso mesmo apresenta diversos conflitos e contradições no seu processo de urbanização, podendo ser considerada, portanto, como um dos biomas mais afetados pela atividade turística.

Diante desse panorama diverso e complexo entre a atividade turística, as políticas públicas e seu reflexo na organização das cidades litorâneas, o I CILITUR convida pesquisadores e profissionais a contribuírem com o debate submetendo trabalhos completos para apresentação em sessões de comunicação ou pôsteres nos seguintes temas, que incluem, preferencialmente:

  • A) Urbanização turística
  • B) Políticas de turismo e território
  • C) Turismo e conflitos socioespaciais
  • D) Turismo de base comunitária
  • E) Interseção entre turismo e outras atividades

Mais informações na página do I Cilitur - Colóquio Nacional Sobre Cidades Litorâneas E Turismo.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas