Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Humanidades: O potencial infinito das Humanidades na era do digital

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Arte, Comunicação, Humanidades, Humanidades Digitais, Media, Ciências Humanas e Sociais

A Jornada Científica “Humanidades: O potencial infinito das Humanidades na era do digital” acontece no dia 27 de novembro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, organizada em conjunto pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILC ML). O encontro tenta dar conta de pontos de contacto e de interseção entre as Humanidades e outros domínios do saber aparentemente distantes (medicina, neurociências, direito, arquitetura, física, etc.), sinal de que as Humanidades, quando inscritas na dinâmica do digital e da sinergia transdisciplinar, integram legitimamente a construção epistemológica complexa e pluridisciplinar do futuro. A data limite para envio de resumos é o 30 de junho. Os idiomas da Jornada são o francês, inglês, espanhol e português.

Eixo temático

No mundo contemporâneo, a progressiva perda de estatuto das Humanidades – desvalorizadas face às ciências ditas “duras”, exatas ou aplicadas – continua a exigir um debate profundo sobre a necessidade de uma dinâmica multi- e transdisciplinar, que não só tenha em conta o manancial de conhecimento que as Humanidades congregam, como o seu potencial de reflexão em torno dos valores, fundamental para pensar questões de ordem ética nas mais diversas áreas científicas.

Mas se é verdade que diversas conjunturas e enquadramentos plurais de investigação têm progressivamente mobilizado e fomentado aberturas nos mais variados domínios científicos e nas abordagens de diferentes problemáticas, essas convergências (Ceserani, 2010), ou tão-só contaminações discursivas, têm por vezes provocado imposturas intelectuais no mínimo caricatas (Bricmont e Sokal, 1997) que, de modo algum, contribuem para a credibilidade das Humanidades, nomeadamente dos Estudos Literários.

Por isso mesmo nos parece fundamental continuar a refletir sobre os processos e consequências da interacção epistemológica, agora cada vez mais à luz da revolução digital, enquanto promotora da formação de um campo particular, o das Humanidades Digitais, onde criação, valorização, difusão, conservação, troca, partilha e cruzamento de saberes se tornam palavras-chave.

Não obstante o desenvolvimento exponencial da investigação em torno da Web, persistem ainda uma grande falta de conhecimento, o sentimento de suspeição, ou mesmo, uma desvalorização do digital que justificam uma atenção particular a esse fenómeno omnipresente no nosso quotidiano.

Neste quadro de promoção de partilha de experiências e contributos de pesquisa, potenciadores de construção do conhecimento na era digital, convidam-se docentes e investigadores, a quem estas interseções possam interessar ou interpelar, a propor uma intervenção passível de ser integrada num dos seguintes eixos:

  • Humanidades digitais: definição e desafios;
  • Humanidades digitais: estudos de caso e domínios de aplicação (nomeadamente nas áreas da literatura e estudos literários);
  • Humanidades Digitais e fronteiras do conhecimento (interseções entre as Humanidades e outras disciplinas científicas);
  • Abordagens relativas ao alcance e impacto das Humanidades sobre o conhecimento e as práticas científicas;
  • Humanidades Digitais e viragem ética: desafios de inclusão.

Organização:
Ana Paula Coutinho (Un. Porto – ILC ML – APEF)
José Domingues de Almeida (Un. Porto – ILC ML – APEF)
Maria de Fátima Outeirinho (Un. Porto – ILC ML – APEF)

Comissão Científica:
Jacques Walter (Centre de Recherche sur les Médiations, Communication, Langue, Art, Culture – Un. de Lorraine)
Moisés Lemos Martins (Un. Minho)

Mais informações na página do ILC ML.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas