Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Congresso Internacional "Transições. Percursos, Linguagens e Estruturas em Tempos de Mudança"

Início: Fim: Países: Espanha, Itália, Portugal

História, Política

Uma co-organização do Instituto de História Contemporânea - FCSH/NOVA e do CEFID - Centre d’Estudis sobre les Èpoques Franquista i Democràtica (Universitat Autònoma de Barcelona)

Local: FCSH/NOVA | Torre B, Auditório 1

Entrada livre

Apresentação:

O ritmo acelerado das mudanças históricas marcou a época contemporânea e, em particular, as últimas cinco décadas. No âmbito do século XX, sucederam-se experiências de mudança com tipologias e relevâncias variáveis, tendo afectado não só as estruturas (estados, instituições, partidos, etc) como também os indivíduos e a própria linguagem. Poderá, assim, afirmar-se que as mudanças, ou as transições, numa interpretação mais abrangente do termo, foram centrais nos processos históricos. Contudo, poucas propostas oferecidas pela ciência histórica têm refletido sobre este fenómeno —as transições e as suas consequências — num contexto geográfico e temporal alargado.

Este Congresso, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e pelo Centre d’Estudis sobre les Èpoques Franquista i Democràtica (CEFID) de la Universitat Autònoma de Barcelona, pretende dar uma visão de conjunto deste fenómeno, analisando-o sob diferentes perspetivas que sublinham a sua natureza comparada e transnacional, considerando especialmente os casos de Portugal, Espanha e Itália. O congresso está organizado em três secções dedicadas, respectivamente, às trajectórias biográficas, análises da linguagem e do discurso político e estruturas.

Organização:

Steven Forti (IHC - FCSH/NOVA)
Daniele Serapiglia (IHC - FCSH/NOVA)
Ivo Veiga (IHC - FCSH/NOVA)

Comité Científico:

Carme Molinero (CEFID - UAB)
Maria Fernanda Rollo (IHC - FCSH/NOVA)
Steven Forti (IHC - FCSH/NOVA)
Daniele Serapiglia (IHC - FCSH/NOVA)
Ivo Veiga (IHC - FCSH/NOVA)

Programa resumido:

10 DE OUTUBRO - 17h00