Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

História do Movimento Operário e Movimentos Sociais em Portugal

Início: Fim: Países: Portugal

História, Chamada para trabalhos, Ciências Sociais

Realiza-se, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 6 e 7 de abril de 2015, o II Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.

Este congresso pretende abranger o estudo do trabalho e dos movimentos sociais num sentido amplo. Serão acolhidos trabalhos de investigadores de todas as áreas das ciências sociais, privilegiando-se uma abordagem interdisciplinar que mantenha a componente histórica como essencial no desenvolvimento das investigações, bem como a integração nestes estudos das principais discussões teóricas e debates da historiografia e das ciências sociais contemporâneos. Nesse sentido serão também recebidos trabalhos que versem sobre a historiografia e teoria da história e análise dos conflitos sociais e da história do movimento operário e dos movimentos sociais.

O congresso versará sobre os seguintes temas:
• História do Trabalho (trabalho colonial, feminino, infantil, doméstico, trabalho migrante);
• História do Movimento Operário (organizações políticas, sindicais, greves e conflitos sociais e culturas operárias);
• Movimentos Sociais;
• Formas contemporâneas de trabalho e relações industriais;
• Usos da Memória;
• Cinema, Literatura, Teatro e Artes Plásticas;
• Cidades, Espaço e Trabalho;
• História monográfica e regional.

A proposta de comunicação (200 palavras máximo) deverá ser enviada para o endereço mov.operario.sociais2015@gmail.com até ao dia 15 de fevereiro segundo as normas que seguem na chamada para trabalhos.

Mais informações:

Chamada para trabalhos [pdf]