Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

História das relações culturais das Américas (século XX) - Colóquio Internacional

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, História, Música, Política, Sociologia

O Colóquio Internacional: Para uma história das relações culturais das Américas (século XX) acontece na Universidade Jean Moulin Lyon III nos dias 27 e 28 de setembro de 2017. Esta reunião tem como objetivo fazer um primeiro mapeamento das relações culturais bilaterais, multilaterais e transnacionais das três Américas, favorecendo as relações estabelecidas entre países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai). O prazo máximo para o envio de resumos é o 1º de junho.

O simpósio multidisciplinar reunirá especialistas, pesquisadores e doutorandos nas áreas de história, sociologia, musicologia, ciência política ou qualquer outra disciplina das ciências humanas e sociais, em torno da escrita de uma história de relações culturais das Américas no século XX.

Após a reflexão aberta por Pierre Milza sobre "forças profundas" culturais entre política internacional e fenómenos de mentalidade e muitos outros estudos franceses ou ingleses destacando a importância da cultura nas relações internacionais (Robert Frank,François Chaubet, Alain Dubosclard, Ludovic Tournes, J. Manuel Espinosa, J.M. Mitchell, AkiraIriye, entre outros), este colóquio pretende discutir os estudos desenvolvidos por especialistas dos países americanos adotando uma perspectiva transnacional.

As três principais áreas / objetos de estudo são:

  • 1. decisores / protagonistas culturais, nomeadamente os agentes ou mediadores da diplomacia cultural oficial como associações e institutos privados ou culturais;
  • 2. lugares e espaços de reunião: teatros, galerias de arte, museus, centros binacionais, salões de humor, etc.
  • 3. Os programas políticos ou culturais (dança, teatro, artes visuais, música, intercâmbios acadêmicos e intelectuais), criado em contextos históricos específicos, por exemplo,a Guerra Fria.

Esta conferência também irá considerar o uso de cultura, pelo menos em três áreas principais: Primeiro, como uma  "arma" geopolítica que, pode ser usada, especialmente, ​​para estabelecer ou fortalecer as relações de tutela ou influenciar as nações das Américas; a segunda, como uma ferramenta para fortalecer os laços e promover a amizade e "manter a paz"; em terceiro lugar, como um baluarte contra os inimigos comuns, especialmente em tempo de guerra "Quente" ou "fria".

Estas reflexões não são exaustivas e pode levar a outras questões relacionadas com locais de reunião, os formuladores de políticas culturais e programas internacionais de arte.

Mais informações na chamada para trabalhos (em espanhol) em anexo, no e-mail colloqueimpulsion2017@gmail.com e na página do Programme Avenir, da Universidade de Lyon.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas