Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, História

As Heranças da Revolução Russa | Mesa Redonda

Org. Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de Teatro, Centro de Estudos de Línguas Eslavas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
7 de novembro de 2017, Anfiteatro IV, 16:00-18:00

A revolução russa de 1917, protagonizada por diversos grupos sociais e partidos políticos, alimentou sonhos de uma outra sociedade, menos desigual, menos autoritária, mais justa. O seu impacto não se restringiu ao império czarista, mudou profundamente as perspectivas de acção dos trabalhadores de todo o mundo. A adesão e rejeição que suscitou estendeu-se a todos os domínios, da política às artes plásticas, passando pela literatura e pela historiografia. Esses sonhos de novos tempos, foram sendo progressivamente destruídos - da repressão sobre os marinheiros revolucionários de Kronstadt  ao terror estalinista. Uma reflexão crítica sobre as heranças da Revolução Russa mobilizando perspectivas das ciências sociais e humanas é hoje possível, e é isso que se propõe nesta mesa-redonda.

Fonte: http://www.centrodehistoria-flul.com