Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica

Início: Fim: Países: Galiza

Chamada para trabalhos, Linguística

O III CILH ocorre na sequência de Castilho – II CILH (São Paulo 2012), em homenagem ao professor Ataliba T. de Castilho, e de Rosae – I CILH (Salvador 2009), que honrou a saudosa professora Rosa Virgínia Mattos e Silva. Esta terceira edição é organizada de forma conjunta pela Universidade Federal da Bahia (Instituto de Letras), pela Universidade de São Paulo (Área de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa, Cátedra de Estudos Galegos – DLCV / FFLCH) e pela Universidade de Santiago de Compostela (Instituto da Lingua Galega), e conta com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Estão convidados a participar deste congresso pesquisadores de distintos âmbitos da linguística portuguesa e galega, de forma particular nos domínios da linguística histórica e da história da língua, mas também de outras disciplinas como a edótica, codicologia e paleografia, a onomástica, a sociolinguística, a dialetologia e geolinguística, a linguística aplicada, a aquisição e desenvolvimento da linguagem, a psicolinguística, a fonética e fonologia, a morfologia, a sintaxe, a lexicologia, lexicografia e semântica, a linguística textual, a análise do discurso, a pragmática e a linguística computacional e de corpus.

Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica.
Santiago de Compostela, 27-30 de julho de 2015

Programa
A conferência de abertura será ministrada pelo Prof. Dr. Henrique Monteagudo (Universidade de Santiago de Compostela) e a de encerramento, pelo Prof. Dr. Ivo Castro (Universidade de Lisboa). Haverá também duas conferências plenárias proferidas pelo Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho (Universidade de São Paulo / Unicamp) e o Prof. Dr. Johannes Kabatek (Universität Zürich).

A organização está recebendo resumos para comunicações livres, comunicações coordenadas e pôsteres dentro das linhas temáticas do congresso, que serão avaliados pelo Comitê Científico. A data de submissão de propostas vai até ao 30 de maio de 2015.

Minicursos
Dentro do calendário de sessões do congresso serão oferecidos minicursos de seis horas de duração cada (três sessões de duas horas). Os ministrantes e os seus respectivos temas são:

• Rosario Álvarez (USC): Galego e portugués. Caracterización contrastiva da lingua galega
• Dante Lucchesi (UFBA): O contato entre línguas na formação do Português Brasileiro
• Rita Marquilhas (UL): Dados maus, dados bons
• Ana Maria Martins (UL): Variação sintática
• Fernando Ramallo (UVigo): Panorama sociolingüístico da Galicia actual
• Xulio Sousa (USC): Xeolingüística e lingüística histórica
• Mário Viaro (USP): Etimologia e morfologia histórica do português

Datas importantes
- Submissão de propostas: de junho de 2014 a 30 de maio de 2015
- Inscrição com comunicação: de junho de 2014 a 31 de maio de 2015
- Inscrição sem comunicação: de junho de 2014 até o dia de início do congresso
- Pagamento antecipado (tarifa reduzida): até 31 de dezembro de 2014
- Pagamento intermediário: 1 de janeiro a 31 de março de 2015
- Pagamento estândar: 1 de abril a 31 de maio de 2015

Mais informações e contato
e-mail: 3cilh.gallaecia@gmail.com

Confira a circular em anexo.