Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Eventos, História

Futuros da História — História Contemporânea
Lisboa, 15 de Novembro, Biblioteca Nacional

Esta edição do encontro anual “Futuros da História” é inteiramente dedicada a identificar e discutir novos desafios que se colocam aos investigadores especializados no estudo do período contemporâneo. A partir de 2019, o Instituto de História Contemporânea, no quadro do seu projecto estratégico, passará a acolher cinco novas linhas temáticas de investigação, que irão procurar construir pontes entre os diferentes grupos do Instituto, assim como aproximar o Instituto de colegas de outros centros de investigação nacionais e internacionais, no campo da História, como no de outras disciplinas, das Ciências Sociais às Ciências Naturais. No decurso do dia, uma parte do programa de trabalhos será exclusivamente dedicado à apresentação destas novas linhas temáticas e à discussão das possibilidades que as mesmas abrem. Haverá também uma mesa-redonda especificamente dedicada a debater o estado da investigação em torno do Portugal Contemporâneo, bem como uma conferência em torno das relações entre os historiadores e os estados ao longo das últimas décadas. O dia terminará com o lançamento dos primeiros livros a publicar pela recém-criada Imprensa de História Contemporânea.

09h30 | Abertura dos trabalhos, pela Direcção do IHC.

09h45-11h15 | Novas Linhas Temáticas do IHC

Auditório – Usos do Passado: Memória e Património Cultural — Com Paula Godinho (coordenadora da linha) e Miguel Cardina (CES-UC).

Sala Multimédia – Colonialismo, Anticolonialismo e Pós-colonialismo — Com Pedro Aires Oliveira (coordenador da linha) e Cristina Nogueira da Silva (CEDIS – NOVA Direito)

Pausa para café

11h30-13h00 | A História do Portugal Contemporâneo, Estado da QuestãoMesa-Redonda com António Costa Pinto (ICS-ULisboa), Fátima Sá e Melo Ferreira (ISCTE-IUL) e Fernando Rosas (IHC – NOVA FCSH).

Pausa para almoço

14h45-16h15 | Auditório – State-sponsored History after 1945Conferência por Berber Bevernage (Ghent University).

Pausa para café

16h30-18h00 | Novas Linhas Temáticas do IHC

Auditório – Mediações Modernas: Arte, Tecnologia e Comunicação — Com intervenções iniciais de Tiago Baptista (Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, investigador do IHC – NOVA FCSH) e Manuel Deniz Silva (musicólogo, investigador do INETmd-NOVA).

Sala Multimédia – Mundos Precários e Sustentabilidade: Natureza, Saúde e Trabalho — Com intervenções iniciais de Ana Isabel Queiroz (coordenadora da linha) e Marco Armiero (KTH Royal Institute of Technology, Suécia).

Sala de Formação – Histórias Conectadas: Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política — Com intervenções iniciais de Manuel Loff (coordenador da linha) e João Rodrigues (CES-UC).

18h00 | Apresentação da Imprensa de História Contemporânea, por Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH).

Será servido um Porto de Honra

ENTRADA LIVRE