Terça-feira, 19 de Junho de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Eventos, História

Este seminário tem por objectivo analisar e debater as consequências, na área da defesa nacional e da com ela correlacionada política externa, que resultaram para Portugal do fim da Primeira Guerra Mundial e as mudanças, algumas radicais, que esta contenda aportou para a Europa e para o Mundo. A Primeira Guerra Mundial é hoje vista, em muita literatura académica, como a Urkatastrophe, a catástrofe seminal com que o século XX começa e donde advém todas as subsequentes.

Michael Neiberg, da United States Army War College, fará a conferência de abertura.

O seminário terá lugar no Auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, com transmissão para as instalações do Instituto no Porto. Entrada livre. Inscrições online: idn.gov.pt.

Este evento insere-se no protejo de investigação “Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial”, actualmente desenvolvido pelo Instituto da Defesa Nacional em parceria com o Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O projecto em que se insere este seminário é apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial.

Organização:

Ana Paula Pires (IHC – NOVA FCSH)
António Paulo Duarte (IHC – NOVA FCSH; Instituto da Defesa Nacional)
Bruno Cardoso Reis (ISCTE-IUL; Instituto da Defesa Nacional)

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas