Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Festival Printemps Littéraire Brésilien : França, Portugal, Espanha e Bélgica

Início: Fim: Países: Bélgica, Espanha, França, Portugal

Livros, Literatura, Estudos Brasileiros, Estudos Comparatistas, Lusofonia

A quarta edição do festival literário Printemps Littéraire Brésilien acontece de 20 de março a 5 de abril, com programação em quatro países:  França, Portugal, Espanha e Bélgica.  Mais de 30 romancistas, contistas, dramaturgos, poetas e ilustradores participarão do evento, organizado pelo professor Leonardo Tonus (Université Paris-Sorbonne) .

O Printemps Littéraire Brésilien inscreve-se numa perspectiva pedagógica e se estende aos campos da promoção e divulgação da cultura e da literatura lusófonas. Trata-se de um encontro anual europeu inicialmente idealizado para promover e ampliar a formação de estudantes em letras inscritos nos cursos de português em instituições europeias. Entre os autores confirmados para esta edição estão Carlos Henrique Schroeder, Claudia Nina,Estevão Azevedo, Luísa Geisler, Marcelo Maluf, Marcos Peres, Rafael Gallo, Sheyla Smanioto, Marcelo Moutinho, Rui Zink e Socorro Acioli.

Parte da programação acontece dentro do estande do Brasil no Salão do Livro de Paris (24 a 27/03), onde autores farão sessões de autógrafos. Durante o evento, haverá debates, leituras, saraus literários, lançamentos de livros e ateliês de escrita criativa organizados em livrarias, centros culturais, espaços institucionais ou voltados ao ensino.

Em Paris há eventos na Université Paris-Sorbonne, Fundação Calouste Gulbenkian (Delegação da França) e Maison de l’Amérique Latine. Em Portugal em Lisboa, Óbidos, Évora, Sintra (Biblioteca Nacional de Portugal, Universidade Nova, Universidade de Évora, Universidade Lusófona, Universidade de Lisboa, Livraria Ler Devagar, Livraria Ferin, Centro Cultural Braço de Prata). Na Espanha, Barcelona (Centro Cultural do Brasil em Barcelona, Livraria Central del Raval) e, finalmente, em Bruxelas (Université Libre de Bruxelles, Ambassade du Brésil à Bruxelles).

Entre os eventos já confirmados está uma Reunião Literária sobre Autoria Feminina com: Leonardo Tonus e Simone Paulino. Para uma mulher a escrita foi sempre subversiva. Mas será a literatura, ainda um espaço de liberdade para as mulheres no Brasil do século XXI? Como escrever pode ser um ato libertador sobre o qual não há retorno?  No dia 24 de março,  às 19h, na Maison de l’Amérique Latine.

Mais informações na página da Printemps Littéraire Brésilien.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page