Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Fashion, Costume, and Consumer Culture in Iberia and Latin America

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Estudos Ibero-Americanos

A Conferência anual da College Art Association (CAA) acontece de 21 a 24 de fevereiro de 2018 em Los Angeles e contará com o painel Fashion, Costume, and Consumer Culture in Iberia and Latin America:  Session in Honor of Gridley McKim-Smith.O evento é uma homenagem ao hispanista Gridley McKim-Smith (1943-2013) e pretende reunir estudos sobre moda, trajes e a cultura do consumo na América Ibérica e América Latina. As propostas podem ser enviadas até 14 de agosto de 2017.

Eixo Temático
"O esplendor material - tecidos raros e imponentes, exibições deslumbrantes de riqueza e beleza de alfaiataria - é um valor convincente na roupa hispânica-americana" (McKim-Smith, Lexikon do Hispanic Baroque 2013, 111). Gridley McKim-Smith (1943-2013) argumentou que a "materialidade profunda e a sensualidade do traje são cruciais nas possessões espanholas nas Américas, onde apenas os bens reconhecidos como prestigiados podem isolar o portador da desgraça pública ao seu redor e onde as mais sumptuosas sedas e alpacas, às vezes entrelaçadas com metais preciosos, pode fazer o usuário admirado e desejado. "(114).

O painel em homenagem a  McKim-Smith irá considerar representações de moda e a moda na América Ibérica e na América Latina. Nos mundos de língua espanhola e portuguesa, as representações de figurinos em pinturas, esculturas, gravuras e outros meios visuais, bem como a criação de têxteis e vestuário, demonstram o poder de vestir na construção social, racial, de gênero, e nas identidades culturais.

A existência de extensas redes de comércio global facilitou o intercâmbio e a síntese de práticas artísticas e artesanato. E permitiram vestuários e objetos únicos que revelaram o estilo, as preferências estéticas e o status social do usuário. Buscamos documentos de amplos períodos geográficos e cronológicos, desde o pré-colombiano até o moderno, que consideram o papel da moda, do vestuário e da cultura de consumo nos mundos de língua espanhola e portuguesa. São especialmente bem-vindos trabalhos que abordem:

  • Como a roupa media identidade, ideologia, classificação social e subjetividade?
  • Qual é a relação entre cultura de consumo e consumo conspícuo na Iberia e na América Latina?
  • Como as dimensões da experiência vivida - psicológica, performativa e política - sobrevivem em artigos vestidos?

Mais informações através do e-mail mcastro@philamuseum.org e na página do Call for papers Fashion, Costume, and Consumer Culture in Iberia and Latin America:  Session in Honor of Gridley McKim-Smith.
 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas