Terça-feira, 19 de Março de 2024

I Encontro dos Museus e Instituições de Ciência
e Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa
8 e 9 de novembro de 2017, Museu da Farmácia, Lisboa

Nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, no Museu da Farmácia, o Encontro Património, Ciência e Saúde. Intervir, Conhecer, Preservar e Valorizar pretende promover e contribuir para o conhecimento, reflexão e divulgação destas coleções, arquivos e espaços edificados associados à memória da prática, investigação e do ensino das ciências e ciências da saúde em Portugal. Os interessados podem enviar as suas propostas até 15 de setembro 2017.

O Encontro pretende reunir comunicações que contemplem um conhecimento e entendimento atuais do património móvel e imóvel da ciência, das técnicas e das ciências da saúde, no mais alargado escopo cronológico possível, promovendo uma abordagem global e pluridisciplinar com a compreensão e discussão das principais questões levantadas por esta tipologia de património:

• a sua história (formação, usos);
  • a sua conservação (preventiva, intervenção);
  • a sua musealização (exposição, divulgação, educação);
  • os debates éticos e ideológicos subjacentes à sua preservação e exibição.

Convida-se a comunidade científica, académica e museológica, com trabalho realizado ou em curso nesta área, para participar neste Encontro.

As propostas deverão ser estruturadas para uma comunicação de 20 minutos, contendo no máximo 300 palavras. Devem, também, ser acompanhadas por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto.

As propostas podem ser enviadas entre 24 de julho e 15 de setembro 2017 para: patrimoniocienciasaude@gmail.com.

Os resultados da avaliação das propostas serão comunicados em 9 de outubro, e o programa divulgado no dia 16 de outubro 2017.

Calendário

• Submissão de propostas: 24 de julho a 15 de setembro 2017 (meia-noite)
  • Divulgação do programa: 16 de outubro 2017
  • Inscrições: 24 de julho a 9 de novembro 2017

O I Encontro dos Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa, é reconhecido e certificado pelo Cefop. da Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal, entidade formadora certificada pelo CCPFC do Ministério da Educação.

Mais informações no site do Encontro Património, Ciência e Saúde.