Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Encontro Mobilidade Académica na CPLP

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Mobilidade

A Comissão Temática da Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai organizar o Encontro «Mobilidade Académica na CPLP – Uma Reflexão sobre o Presente, Um Desafio para o Futuro», no próximo dia 11 de março de 2016, no Auditório da Sede da CPLP, em Lisboa.

A organização deste evento foi ponto único na agenda da III Reunião desta Comissão Temática, coordenada pelo Professor Doutor Mário Avelar, em representação da Sociedade de Geografia de Lisboa, decorrida a 29 de janeiro de 2016, na Sede da CPLP.

O Encontro «Mobilidade Académica na CPLP – Uma Reflexão sobre o Presente, Um Desafio para o Futuro» enquadra-se no âmbito das comemorações do 20º aniversário da CPLP e pretende promover um espaço de diálogo entre estruturas, instituições e entidades dos Estados-membros em torno do levantamento de boas práticas, partilha de experiências, identificação de constrangimentos e divulgação de instrumentos jurídicos da CPLP sobre a circulação de estudantes académicos, professores e investigadores.

A importância das organizações da Sociedade Civil é reconhecida pelos principais órgãos da CPLP, os quais têm adotado diversas decisões para a integração deste enorme potencial na dinâmica de Desenvolvimento da Comunidade. Em 2005, foi estabelecida a categoria de Observador Consultivo da CPLP pelo Conselho de Ministros e, desde 2013, construíram-se as Comissões Temáticas nos domínios da Promoção e Difusão a Língua Portuguesa; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Ambiente; Assuntos Culturais; Segurança Alimentar e Nutricional; Direito e Justiça.

Encontro «Mobilidade Académica na CPLP – Uma Reflexão sobre o Presente, Um Desafio para o Futuro» | sexta-feira, 11 de março de 2016 Sede da CPLP - Lisboa

Mais informação: http://www.cplp.org/Default.aspx?ID=2654&CalendarEventID=164&evtd=11-03-2016