Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Encontro Internacional sobre Foucault: 35 anos da “Hermenêutica do Sujeito”

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Filosofia, Política

O Encontro “Government of Self, Government of Others. Ethical and Political Questions in the Late Foucault” acontece na Universidade Nova de Lisboa de 6 a 8 de março. O Colóquio Internacional sobre Foucault tem como objetivo discutir as  questões éticas e políticas do pensador.

Organizado pelo IFILNOVA (Instituto de Filosofia da NOVA) e pelo Departamento de Filosofia da FCSH/NOVA, aproveita a ocasião do 35º aniversário da “Hermenêutica do Sujeito” (1981-1982), bem como da finalização da publicação de todos os cursos dos anos '80 (“Subjetividade e Verdade”, 1980-1981, publicado em 2014). O evento pretende (re)lançar o debate crítico sobre o último itinerário do pensamento do filosofo, avaliando em que medida e até que ponto as perspetivas que ali se oferecem lançam luz sobre a modernidade e permitem compreender e transformar, ética e politicamente, o nosso próprio presente.

Os últimos cursos de Foucault no Collège de France – desde “O governo dos viventes” (1979-1980) até “A coragem da verdade” (1984) – constituem uma unidade que testemunha uma viragem, ainda que na continuidade, no seu pensamento. Esta viragem aprofunda e amplia o percurso que o filósofo francês fez nos anos precedentes relativamente à genealogia da subjetividade, ao mesmo tempo que lhe acrescenta um pendor marcadamente ético e político. Foucault volta às práticas próprias da Antiguidade e, neste contexto, interroga-se sobre o nascimento das técnicas de verdade que nos permitem compreender como o sujeito ocidental se desenvolveu a partir da criação de relações específicas com o seu próprio corpo e com as outras subjetividades.

Numa dimensão mais política, estas reflexões põem em evidência a relação entre verdade e poder que se encontra no núcleo do horizonte das formas de poder e mesmo da Democracia ocidental. Por outro lado, a atenção dada por Foucault nestes últimos anos às técnicas de formação ética do self através daquilo a que chama “cuidado de si” coloca as suas reflexões no centro do debate moral contemporâneo, ao mesmo tempo que lança uma nova luz sobre a totalidade do seu pensamento.

Mais informações no programa completo em anexo e na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa (FSCH).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas