Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Encontro Em Torno do Fado: (Des)memórias e Reinvenções

Início: Fim: Países: Portugal

Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Música, Património, Património Cultural

O Encontro Em Torno do Fado: (Des)memórias e Reinvenções acontece no dia 17 de maio de 2017, em Lisboa. O evento, organizado pelo Clube do Bacalhau, pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) é gratuito e acontece no Clube do Bacalhau (Travessa do Cotovelo 12, 1200-132).

O fado tem tido grande destaque nos últimos anos, altura em que alcançou reconhecimento público enquanto património cultural. Reúnem-se neste encontro um conjunto de trabalhos de pesquisa e outras considerações que pretendem ser, justamente, um contributo para a discussão geral do elo entre fado e património. A partir de perspetivas diversas, com recurso a uma dupla problemática, de algum modo, subsidiária da do património ― a da memória e do esquecimento ―, procura-se debater algumas das tónicas e dissonâncias entre o que se vai mantendo ou repetindo, esbatendo ou desvanecendo, recuperando ou recriando em torno do fado.

Mais informações no arquivo em anexo e na página do CRIA.