Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

Encontro com L. Honwana sobre a África lusófona no King's College London

Início: Fim: Países: Reino Unido

Estudos Africanos, Eventos

O Centro Camões de Estudos em Língua e Cultura Portuguesa do King's College de Londres promove o evento Lusophone Africa: Crisis or Optimism?, um debate sobre a história contemporânea da África Lusófona com Luís Bernardo Honwana (Moçambique), AbdoolKarim Vakil (King's College London) e Toby Green (King's College London).
 
Lusophone Africa: Crisis or Optimism?
K0.18, King's Building, Strand Campus
11/09/2015 (17:00-18:30)

 
A entrada é livre, e a inscrição prévia necessária em http://lusophoneafrica.eventbrite.co.uk.
 
Contacto: ahri@kcl.ac.uk.
 
Luís Bernardo Honwana (nascido em 1942) é um autor moçambicano. Em 1964 ele se tornou militante da FRELIMO, uma frente que teve o objetivo de libertar Moçambique do domínio colonial Português. Devido às suas atividades políticas, ele foi preso em 1964 e permaneceu encarcerado por três anos pelas autoridades coloniais.
 
Honwana é o autor de um único livro, Nós Matámos o Cão-Tinhoso (1964), traduzido para o Inglês como We Killed Mangy Dog and Other Stories, e o conto «Mãos dos negros». Este trabalho revelou-se extremamente influente e uma pedra de toque da narrativa contemporânea moçambicana. Em 1975 ele foi nomeado diretor do Gabinete do Presidente do Presidente Samora Machel, e em 1981 desempenhou as funções de Secretário de Estado da Cultura.
 
Serviu no Conselho Executivo da UNESCO (1987-1991) e foi presidente do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Década Mundial para a Cultura e o Desenvolvimento. Em 1995 juntou-se à UNESCO em 1995 e foi nomeado diretor do escritório África do Sul. Desde que se aposentou da organização, em 2002, ele tem sido ativo na pesquisa em artes, história e etnolinguística.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas