Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

Encontro celebra os 50 anos de "L’Amour de l’Art": Dívidas, críticas e desafios

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Ciências Humanas e Sociais, Crítica Cultural, Museus, Património, Sociologia

O encontro "L’Amour de l’Art": Dívidas, críticas e desafios celebra os 50 anos que completa a primeira edição da obra L’Amour de l’Art: Les musées et leur public, de Pierre Bourdieu e Alain Darbel, e acontece no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) no dia 24 de novembro. O evento pretende refletir sobre os desenvolvimentos atuais nas áreas dos públicos e da evolução dos museus, numa perspetiva interdisciplinar, tendo em conta o cruzamento entre a Sociologia e a Museologia. As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro.

Eixos temáticos

  • Atualização crítica dos contributos de Bourdieu sobre públicos de museus de arte;
  • Identificação dos caminhos percorridos e dos desafios a enfrentar nas pesquisas sobre públicos de museus;
  • Problematização da matriz de Bourdieu à luz das políticas públicas para a cultura.

O evento contará com a presença de Laurie Hanquinet, Senior Lecturer no Departmento de Sociologia da University de York (UK). Laurie é autora da obra Du musée aux pratiques culturelles (Editions de l’Université de Bruxelles, 2014)e coordenadora de Routledge International Handbook of the Sociology of Art and Culture (2016) em colaboração com Mike Savage. As suas principais áreas de interesse são a Sociologia da Cultura e a Arte. As suas publicações centram-se no estudo de instituições culturais, desigualdades sócio-culturais e dinâmicas urbanas da participação cultural.

O programa completo pode ser visto no arquivo em anexo. Mais informações na página do Instituto de História da Arte, da Universidade Nova de Lisboa.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas