Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Educação inclusiva e cidadania democrática no contexto moçambicano

Início: Fim: Países: Moçambique

Educação, Ciências Humanas e Sociais, Pedagogia, Política, Didática, Ciências da Educação

O III Congresso Internacional sobre Educação inclusiva e cidadania democrática no contexto moçambicano acontece nos dias 21 e 22 de novembro de 2017 na Universidade Católica de Moçambique. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de outubro.

A  pertinência da temática, no contexto moçambicano, é extremamente relevante, tanto em termos de debate académico, como na sua vertente cívica. No campo conceptual, a educação inclusiva tem sido muito discutida, sobretudo no contexto internacional. Todavia, em Moçambique, embora esteja na ordem do dia, em termos de agenda política, o debate, propriamente académico, ainda está a dar os seus primeiros passos.

Por sua vez, a cidadania democrática tem sido objeto de muita reflexão, no contexto moçambicano, mas importa aprofundar, ainda mais, as suas implicações educativas, sociais e culturais, tanto ao nível do ensino básico e secundário, como ao nível do ensino superior.

É neste contexto que se inscreve o principal propósito do III Congresso Internacional da UCM. Pretendemos, assim, proporcionar um debate académico e cívico em torno dos seguintes objetivos:

  • Aprofundar os quadros teóricos e conceptuais que sustentam a educação inclusiva, nos diversos níveis de ensino;
  • Revisitar as políticas públicas de modo a perceber quais devem ser as estratégias de implementação, no quadro do reconhecimento democrático da diversidade cultural e religiosa;
  • Partilhar experiências e projetos no campo da extensão universitária e intervenção comunitária.

Mais informações no programa completo em anexo, no e-mail congresso.ucm.2017@ucm.ac.mz e na página do III Congresso Internacional sobre Educação inclusiva e cidadania democrática no contexto moçambicano.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas