Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Discurso e sociedade no século XXI | II Seminário-Assembleia Internacional EDiSo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Análise do discurso, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos do Discurso

II Seminário-Assembleia Internacional EDiSo | Vigo EDiSo2018

Discurso e sociedade no século XXI. Chaves e desafios
Discurso y sociedad en el siglo XXI. Claves y desafíos
Discurs i societat en el segle XXI. Claus i reptes
Discourse and Society in the XXIth century. Keys and challenges

12/06/2018 | Universidade de Vigo | Galiza

Convite à participação / Llamada a participación
Crida a la participació / Call for participation

Envio de propostas até 15 de fevereiro de 2018

O II Seminário-Assembleia Internacional EDiSo, que terá lugar na Universidade de Vigo a 12 de junho, é o evento central da da Associação de Estudos sobre Discursos e Sociedade (EDiSo) para o ano de 2018, e incluirá a celebração da Assembleia Geral da Associação. Com este segundo seminário-assembleia, continuamos a série de encontros anuais promovidos pela nossa associação, desde que decidimos organizar os simpósios internacionais de dois em dois anos. Em 2018, o seminário-assembleia EDiSo realizar-se-á um dia antes do início do Congresso de Linguística Geral, a ter lugar em Vigo e no mesmo lugar (Faculdade de Filologia e Tradução. Universidade de Vigo).

Estas serão as atividades que marcarão o II Seminário-Assembleia (Vigo 2018):

Assembleia EDiSo (só para sócios)
Apresentação do relatório anual da presidência e do relatório de contas da Associação, informação sobre a atividade das comissões e outros assuntos da vida da Associação a serem atempadamente incluídos e divulgados.

Viveiros de Teses de Doutoramento
Oficinas práticas em que jovens investigadores/as podem discutir aspetos das suas teses em curso ou recentemente terminadas. Serão entregues certificados de participação. Quem tiver interesse em apresentar os seus trabalhos deve enviar um resumo de 300 palavras com a descrição do projeto e escolher a oficina em que gostaria de participar:

Oficina 1: Discurso e multimodalidade. Coordenação: Lluis Payrató (Universitat de Barcelona) e Isabel Maria Galhano Rodrigues (Universidade do Porto).

Oficina 2: Discurso, racismo e sociedade. Coordenação: Antonio Bañón (Universidad de Almería), Adil Moustaoui Shir (Universidad Complutense de Madrid) e Teun Van Dijk (Universitat Pompeu Fabra).

Oficina 3: Introdução à investigação de teses. Assembleia de ideias. Coordenação: Olga Cruz Moya (Universidad Pablo Olavide de Sevilla), Luci Nussbaum (Universitat Autònoma de Barcelona) y Josep María Cots (Universitat de Lleida).

Oficina 4: Discurso, trajetórias e abordagens biográficas. Coordenação: Clara Keating (Universidade de Coimbra), Júlia Llompart (Universidad Autónoma de Madrid) e Isabelle Simões Marques (Universidade Nova de Lisboa).

Exposição de posters de projetos de investigação
Apresentação, por parte de grupos de investigação, de trabalhos de investigação em curso ou recentemente terminados, no âmbito dos Estudos do Discurso e Sociedade. Desafiamos e convidamos os grupos de investigação a apresentar as suas propostas. Quem tiver interesse deve enviar um resumo de 300 palavras apresentando os objetivos, metodologias e principais resultados. Os posters ficarão expostos, não só no dia do evento mas também ao longo dos dias do congresso de Linguística Geral. Na sala de exposição de posters serão também projetados os vídeos “A nossa investigação”, gravados em eventos anteriores. Serão entregues certificados a participantes e assistentes. Esta secção será coordenada por Felisa Rodríguez (Universidade de Santiago de Compostela) e Luz Zas (Universidad de Santiago de Compostela).

Mesa redonda sobre os problemas e desafios para os estudos do discurso e sociedade no século XXI. (aberto a sóci@s e não sóci@s). A mesa redonda Discurso e sociedade no século XXI. Chaves e desafios será coordenada por Gabriela Prego Vázquez. Participantes: Manuel Alcántara Plá (Universidad Autónoma de Madrid), Maria Aldina Marques (Universidade do Minho), Luísa Martín Rojo (Universidad Autónoma de Madrid), Miguel Pérez Miláns (University College London) y Amparo Tusón Valls (Universitat Autónoma de Barcelona). Será dado espaço de intervenção aos membros de projetos de investigação e participantes na exposição de posters, caso desejarem, a fim de partilharem as suas perspetivas sobre os assuntos tratados na mesa redonda. As perguntas e os aspetos centrais do debate serão distribuídos com antecedência. Serão entregues certificados a todos/as os/as participantes.

Reuniões de grupos de trabalho e grupos de investigação, com o fim de desenvolver propostas conjuntas de atividades para o IV Simpósio Internacional EDiSo 2019, a ter lugar em Santiago de Compostela, entre outros projetos e atividades conjuntas. Não deixe de utilizar a folha de inscrição para propor temas para as reuniões de grupo que pretende coordenar, indicando se o grupo está aberto ou não a outros participantes. A lista de grupos será divulgada com antecedência, para estimular a participação de toda a comunidade EDiSo. A organização desta sessão de grupos será coordenada por Gabriela Prego (Universidad de Santiago de Compostela), Felisa Rodriguez Prado (Universidade de Santiago de Compostela) e Luz Zas Varela (Universidade de Santiago de Compostela). Serão entregues certificados a todos os/as coordenadores/as e assistentes.

Reuniões das comissões EDiSo

Data limite para apresentação de propostas: 15 de fevereiro de 2018
Para formulário de apresentação de propostas ligue aqui

Data limite para pagamento e inscrição: 1 de junho 2018
Para instruções de pagamento-inscrição ligue aqui

Apenas assembleia: 0€

Sóci@s/estudantes/desempregad@s: 20€

Não sóci@s: 40€

Bolsas para jovens investigadores/as

Estarão disponíveis 10 bolsas, distribuídas do seguinte modo:

• 5 bolsas de 50€ para jovens investigadores/as do Sistema Universitário da Galiza
  • 5 bolsas de 100 € para jovens investigadores/as de outras universidades

Para a obtenção deste apoio, os/as bolseiros/as terão de apresentar os seus trabalhos numa das oficinas propostas e comprometer-se a realizar uma de entre as tarefas seguintes: (a) participar na organização local; (b) divulgar e publicar algo sobre o evento nas redes sociais; (c) realizar resumos das conclusões das oficinas e mesa redonda; (d) outras atividades de apoio à organização do evento.  Aos bolseiros não será cobrado o custo da inscrição no evento.

Comissão científica: Manuel Alcántara Plá (Universidad Autónoma de Madrid), Antonio Bañón (Universidad de Almería), Josep María Cots (Universitat de Lleida), Olga Cruz Moya (Universidad Pablo Olavide de Sevilla), Ofelia García (City University of New York), María Rosa Garrido Sardà (Université de Lausanne), Clara Keating (Universidade de Coimbra), Isabelle Simões Marques (Universidade Nova de Lisboa), Luisa Martín Rojo (Universidad Autónoma de Madrid), Júlia Llompart (Universidad Autónoma de Madrid), Maria Aldina Marques (Universidade do Minho), Adil Moustaoui Shir (Universidad Complutense de Madrid), Lucile Nussbaum (Universitat Autònoma de Barcelona), Ana Pano Alamán (Università di Bologna), Lluis Payrató (Universitat de Barcelona), Miguel Pérez Miláns (University College London), Gabriela Prego (Universidade de Santiago de Compostela), Isabel Maria Galhano Rodrigues (Universidade do Porto), Felisa Rodríguez Prado (Universidade de Santiago de Compostela), María Beatriz Taboada (Universidad Nacional del Rosario, Argentina), Amparo Tusón (Universitat Autónoma de Barcelona), Teun Van Dijk (Universitat Pompeu Fabra), Luz Zas Varela (Universidade de Santiago de Compostela).

Comissão organizadora:  Manuel Alcántara Plá (Universidad Autónoma de Madrid), Olga Cruz Moya (Universidad Pablo Olavide de Sevilla), María Rosa Garrido Sardà (Université de Lausanne), Júlia Llompart (Universidad Autónoma de Madrid), Isabelle Simões Marques (Universidade Nova de Lisboa), Adil Moustaoui Shir (Universidad Complutense de Madrid), Ana Pano Alamán (Università di Bologna), Gabriela Prego Vázquez (Universidade de Santiago de Compostela), Francesco Screti (Université de Fribourg, Glion Institute of Higher Education), Felisa Rodríguez Prado (Universidade de Santiago de Compostela), María Beatriz Taboada (Universidad Nacional del Rosario, Argentina), Luz Zas Varela (Universidade de Santiago de Compostela).

Com a colaboração da comissão de congressos e atividades culturais da EDiSo e da  Universidade de Vigo (María del Carmen Cabeza, José María García Miguel e Fernando Ramallo).

Mais informações no sítio da EDiSo.