Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018
Congressos

“Direitos Humanos e os Media em Moçambique Hoje” | Conferência Internacional do CEC

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Moçambique

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Direitos Humanos

Chamada de comunicação para a conferência sobre “Direitos Humanos e os Media em Moçambique Hoje”
Conferência Internacional do CEC
Maputo, 10 de Dezembro de 2018

Numa altura em que se registam em Moçambique diversos conflitos políticos e sociais, a análise do respeito pelos direitos humanos se torna cada vez mais central para garantir a implementação do estado de direito, estabelecido pelos princípios da Constituição. Dentro deste quadro, a imprensa desempenha um papel crucial: divulgar a informação acerca das violações dos direitos humanos mais elementares, diversificar as fontes de informação, contribuir para o alcance de um compromisso envolvendo todos os actores sociais e políticos para que os direitos humanos assumam finalmente uma dimensão pública.

Entretanto, salvo raras excepções, a cobertura do respeito pelos direitos humanos pela comunicação social moçambicana ainda é fraca, principalmente quando se trata de violações protagonizadas pelo aparelho do Estado. No entretanto, há interferência política directa nas opções editoriais dos órgãos de comunicação, sobretudo os públicos ou os controlados maioritariamente pelo Estado, fazendo com que estes omitam informações ou as abordem de maneira unilateral, usando apenas fontes oficiais, sem nenhum tipo de comparação com outras fontes. Uma tal postura, tem-se revelado prejudicial ao direito à informação por parte dos cidadãos, torna o trabalho jornalístico estéril e repetitivo, além que parcial, esvaziando-o de conteúdos de interesse público.

O CEC-Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação sempre foi comprometido com o respeito dos direitos humanos, priorizando a sua análise na comunicação social e a sua cobertura. Diante do actual crescimento e diversificação das violações dos direitos humanos em Moçambique, como por exemplo os reassentamentos forçados ou os conflitos de terra, o CEC lança este ano a sua Conferência anual, sob o lema “Direitos Humanos e os Media em Moçambique Hoje”.

Os principais objectivos da conferência são os seguintes:

  1. Fazer um exame crítico da cobertura dos direitos humanos pela comunicação social em Moçambique;
  2. Trazer à tona exemplos significativos das linhas editoriais dos diferentes órgãos de comunicação, corroborados por pesquisas empíricas;
  3. Apresentar os resultados de tais investigações e debater com profissionais da comunicação social, académicos, quadros de alto nível, elaboradores de políticas, representantes da sociedade civil e cidadãos no geral as perspectivas da imprensa moçambicana quanto ao tratamento reservado à violação e promoção dos direitos humanos.

A Conferência deverá ter lugar em Maputo a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Conforme as temáticas acima arroladas, os interessados deverão submeter um resumo de cerca de 400 palavras para o correio electrónico info@cec.org.mz. Os resumos serão objecto de avaliação pelo Conselho Científico do CEC.

Prazo de submissão dos resumos: 10 de Novembro de 2018.
Comunicação dos resumos aceites: 16 de Novembro de 2018.

As comunicações aprovadas, conforme o interesse dos autores, poderão ser submetidas 45 dias depois da Conferência para a avaliação, posteriormente publicadas na Revista Comunicação & Sociedade.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas