Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Desafios da História Contemporânea - Workshop Internacional

Início: Fim: Países: Portugal

Workshops, História

Workshop organizado pelo Instituto de História Contemporânea que pretende promover discussão e reflexão sobre a História Comparada, incluindo o seu potencial e principais desafios, bem como a sua articulação com outras escolas historiográficas (História Global, Internacional, Transnacional). O workshop contará com a participação de Stefan Berger (Director do Instituto de Movimentos Sociais da Universidade Ruhr de Bochum), que tem estudado o processo de ‘nacionalização da história’, e Odd Arne Westad (Universidade de Harvard), nome marcante da historiografia da guerra fria, tendo recentemente publicado o livro Cold War: A World History.

A sessão decorrerá em inglês.

Desafios da História Contemporânea - Workshop Internacional 
Instituto de História Contemporânea
2 de outubro às 18:00

Nova FCSH
Sala Multiusos 3
Avenida de Berna, 26-C,
1069-061 Lisboa

Entrada livre

 

Sobre os oradores:

Odd Arne Westad 
Odd Arne Westad é o Professor S.T. Lee de Relações EUA-Ásia na Harvard University, onde lecciona na Kennedy School of Government. Antes de ir para Harvard, em 2015, foi professor de História Internacional na London School of Economics and Political Science (LSE). Na LSE, dirigiu o LSE IDEAS, um centro líder em assuntos internacionais, diplomacia e estratégia. Ganhou o Prémio Bancroft pelo livro The Global Cold War: Third World Interventions and the Making of Our Times, que foi já traduzido em 15 idiomas. Foi o editor-geral dos três volumes da Cambridge History of the Cold War e é autor do Penguin History of the World (já na 6ª edição). O seu livro Restless Empire: China and the World since 1750 ganhou o Prémio da Asia Society em 2013. Em 2017, publicou The Cold War: A World History, uma nova história do conflito global entre o capitalismo e o comunismo desde o final do século XIX.

Stefan Berger
Stefan Berger é o director do Institute for Social Movements, na Ruhr University Bochum, onde é professor de História Social. É especialista em nacionalismo e estudos de identidade nacional, historiografia e teoria histórica, estudos de memória e museus, estudos comparativos de trabalho e história do património industrial. Anteriormente, foi professor de História Alemã e História Europeia Comparativa na University of Manchester (2005 – 2011) e professor de História Contemporânea na University of Glamorgan (2000 – 2005). Foi instrumental no programa Representations of the Past: The Writing of National Histories in Nineteenth and Twentieth Century Europe (NHIST), que a European Science Foundation organizou entre 2003 e 2008. Publicou amplamente sobre a história da historiografia, identidade nacional, memória e história e história dos movimentos sociais. Uma das suas publicações mais recentes é The Past as History: National Identity and Historical Consciousness in Modern Europe (Palgrave MacMillan, 2015).

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas