Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Derek Pardue profere a Leitura Imigrantes e música: Hip Hop e Rap em São Paulo

Início: Fim: Países: Dinamarca

Ciências Sociais, Música, Cultura, Antropologia, Estudos Afro-Brasileiros, Migrações, Estudos Brasileiros

O professor e investigador Derek P. Pardue apresenta a leitura Migrants and music: hip hop and rap in São Paulo no dia 25 de novembro, às 15h30 da Aarhus University, Dinamarca. Pardue trabalha com antropologia cultural e é especializado em migração e cultura do Brasil, Cabo Verde e Portugal. A entrada é gratuita.

Eixo temático

Em 2010 o Brasil ressurgiu como um destino para os migrantes e refugiados. As principais populações incluem indivíduos e as famílias do Haiti, Síria, Colômbia e uma série de países do Oeste Africano incluindo o Senegal, República Democrática do Congo, Nigéria e Angola. A diversidade e intensidade desse boom de migração é mais visível na maior cidade do Brasil: São Paulo.

Em junho de 2016 participei de uma reunião inicial envolvendo membros do Surprise 69, um grupo de rap Composto de imigrantes haitianos, e Família Z'Africa, uma organização de grupo de hip hop e ativista do bairro bem estabelecida. O significado deste encontro é mais do que uma oportunidade para artistas para trocar ideia, batidas e histórias.É sobre a geografia cultural dinâmica de São Paulo e o contributo da imigração. Nesta palestra, analiso o encontro Surprise-Z'Africa usando uma teoria da ocupação cultural com foco no aumento crescente da migração e sua relação com a cidade.

Mais informações na página do Centre for Latin American Research and Documentation (CEDLA).    

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas