Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

As Décadas da Europa - Ciclo de Conferências

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, História

As Décadas da Europa é um ciclo de conferências organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e pela Comissão Europeia da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Portugal atravessou, durante as três primeiras décadas de adesão ao projecto europeu, uma das mais profundas reestruturações da sua História longa de nove séculos. O Ciclo de conferências “As Décadas da Europa” destina-se, precisamente, a registar os principais aspectos da inserção de Portugal na União Europeia nos últimos 30 anos, com a participação de muitos dos seus protagonistas.

Programa:

– 18 de Janeiro  |  Aníbal Cavaco Silva: “As grandes transformações estruturais na primeira década”

– 1 de Fevereiro  |  Luís Valente de Oliveira: “A política de coesão – Os fundos estruturais – Os programas especiais (PEDIP, PEDAP, etc.) – A política da Ciência”

– 20 de Fevereiro  |  Arlindo Cunha: “A evolução da política agrícola e das Pescas: liberalização, ambiente e segurança alimentar”

– 1 de Março  |  João de Deus Pinheiro: “Portugal face aos desenvolvimentos internos europeus e mudanças internacionais”

– 15 de Março  |  Vítor Martins: “A primeira presidência portuguesa”

– 5 de Abril  |  Isabel Mota, Rui Vilar, Carlos Pimenta: Painel de encerramento

De janeiro a novembro de 2018 | quintas-feiras, das 17h às 19h