Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Congressos

Debate "A favela que o turismo descobriu" na Fundação Getúlio Vargas

Início: Fim: Países: Brasil

Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, História, Política, Sociologia

O debate “A favela que o turismo descobriu: Diálogos entre o passado e o presente da atividade turística nas favelas cariocas” acontece no dia 22 de novembro, às 15h, na sede da Fundação Getúlio Vargas(FGV) no Rio de Janeiro.

Organizada pelo Laboratório de Estudos sobre Turismo da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), o evento tem como objetivo expor pesquisas recentes sobre a atividade turística nas favelas cariocas. Camila Moraes, doutoranda em História, Política e Bens Culturais, e Caroline Bottino, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais, ambos cursos de pós-graduação da CPDOC, apresentarão suas pesquisas recentes sobre a atividade turística, fazendo um paralelo entre seus projetos de pesquisa.

Caroline promoveu, em seu estudo, um levantamento sobre a história do turismo nas favelas, elaborando uma cronologia da atividade, analisando o início da visitação às favelas até o estabelecimento dela como produto pelos primeiros empresários do segmento. Já Camila buscou compreender as novas formas de expansão das fronteiras do turismo em favelas, por inciativas de grupos locais, no contexto dos megaeventos na cidade do Rio de Janeiro. Sua pesquisa apresenta o morador como protagonista da atividade turística e seus objetivos, como o de incluir as favelas no sistema turístico internacional.

Em seus trabalhos, as pesquisadoras elucidam o passado e o presente da atividade turística em seus recentes projetos de pesquisa, trazendo novas perspectivas para o debate sobre a atividade turística nas favelas cariocas.

Mais informações na página da FGV.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas