Sábado, 30 de Março de 2024
Congressos

Cultura, Arte e Literatura periféricas no Brasil Contemporâneo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros, Estudos Culturais, Letras, Literatura

A jornada de estudos Cultura, Arte e Literatura periféricas no Brasil Contemporâneo acontece no dia 9 de novembro de 2017, na Université de La Rochelle, na França. O objetivo do encontro é estudar a cultura, artes e dispositivos de literatura no Brasil contemporâneo, através de uma abordagem interdisciplinar, questionando as noções de periferia/centro, margens e fronteiras nas suas várias modalidades artísticas. Os investigadores interessados em enviar resumos têm até 10 de julho de 2017.

Eixo Temático

Em muitas periferias brasileiras - periferias urbanas, periferias sociais -  há cada vez mais movimentos culturais que formam e se cristalizam. Os mais visíveis são,certamente, aqueles de setores específicos: Grupos musicais, teatrais, artes visuais. Menos visível, mas igualmente importante é a produção intelectual que nos interessa além das questões artísticas, questões históricas, sociais ou políticos envolvidas.

Há cerca de dez anos nos subúrbios de São Paulo, vimos surgir movimento literário que deu origem a criações originais para refletir a vida de seu povo (Ferrez e seu conceito de literatura marginal / dispositivo literário ) e para energizar, com soluções originais, a vida dessas áreas na margem (margem geográfica, cultural e social). Este é o caso da Cooperifa criado por Sérgio Vaz e seus saraus - locais de encontro culturais onde todos podem ler ou recitar poesias de sua autoria - onde foram lançado autores como Rodrigo Ciríaco, Sacolinha e Alessandro Buzo, entre outros.

O encontro pretende estudar a cultura, artes e dispositivos de literatura no Brasil contemporâneo, através de uma abordagem interdisciplinar, questionando as noções de periferia/centro, margens e fronteiras nas suas várias modalidades artísticas. Isto inclui identificar, comparar e cruzar este fenómeno e estes dispositivos e produções artísticas em outras cidades / espaços brasileiros. O evento é aberto a estudantes de doutorado e pesquisadores de várias disciplinas das ciências sociais, bem como artistas ou romancistas tendo em conta a dimensão periférica.

Áreas de pesquisa:

  •     Produção artística (artistas / autores - editores): metas, demandas políticas, sociais ou artísticas;
  •     Espaços alternativos de produção artística: arte de rua, saraus, blogs, grafitis ...;
  •     Percepção e recepção dessas produções artísticas;
  •     Questões políticas, sociológicas, filosóficas e históricas.

Mais informações na chamada para trabalhos em anexo (em francês) e através do e-mail journeelarochelle@gmail.com.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas