Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Convite | Ética Jornalística para o século XXI - Novos desafios, Velhos problemas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Jornalismo, Media, Ciências da Comunicação

O Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CiC.Digital NOVA-FCSH) e o Departamento de Ciências de Comunicação da FCSH/UNL, vêm por este meio convidá-lo(a) para a conferência Ética Jornalística para o século XXI - Novos desafios, Velhos problemas, que terá lugar no próximo dia 12 de Outubro às 09h15, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (edifício I&D, sala Multiusos 2, 4º andar), em Lisboa.

Esta conferência junta académicos, profissionais e estudantes para debater as questões éticas na prática contemporânea do jornalismo. A digitalização alterou os formatos, os suportes e as linguagens jornalísticas de uma forma radical, obrigando a reformular os instrumentos de regulação. Vamos tentar responder à seguinte pergunta de partida: Como podemos repensar as velhas questões que fundaram a legitimidade social do jornalismo e são fundamentais para garantir a sua sobrevivência e relevância no futuro?

Três painéis de especialistas irão debater as “velhas” questões no contexto dos “novos” media. Entre académicos, jornalistas e representantes das entidades profissionais de regulação, vamos abordar a natureza da relação com os públicos e  os poderes, a transformação dos valores notícia e das narrativas do jornalismo, os direitos e os deveres dos jornalistas, os usos da tecnologia e o valor da ética em práticas específicas, como a investigação jornalística, e a necessidade de um novo código ético mais adaptado aos desafios da sociedade digital. Pretendemos contribuir para responder a preocupações actuais que atravessam a profissão, a sociedade e as instituições que têm responsabilidades na regulação da comunicação e do jornalismo em Portugal, como a Entidade Reguladora da Comunicação e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.  

A conferência inaugural conta com um dos mais prestigiados académicos norteamericanos no campo da ética jornalística. Stephen Ward fundou o Center for Journalism Ethics da School of Journalism and Communication, University of Wisconsin-Madison e vem apresentar o seu último livro, Radical Media Ethics (2015), que propõe um novo quadro de valores para pensar a ética do jornalismo.

 

Entrada livre sujeita a inscrição prévia através do patriciacontreiras@fcsh.unl.pt

Serão entregues certificados de presença aos inscritos.

Informações adicionais sobre o evento podem ser consultadas através do link do site:  http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/eticajornalistica/.

Pedidos de entrevistas com Stephen Ward ou outros detalhes devem ser encaminhados para​: ​carlamariabaptista@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas