Domingo, 21 de Outubro de 2018
Congressos

Congresso RCSL-SDJ Lisboa 2018: “O direito e a cidadania para além dos Estados”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para STs, Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Direito, Sociologia

O Congresso RCSL-SDJ Lisboa 2018 “O direito e a cidadania para além dos Estados” terá lugar no ISCTE-IUL, de 10 a 13 de setembro de 2018.

O evento irá discutir, entre outros temas de sociologia do direito e da justiça, o contributo do direito para o poder dos cidadãos, num momento de crescente concorrência entre o direito do Estado, que já foi a principal fonte dos direitos das pessoas, e as múltiplas normatividades globais e locais. O tema do Encontro foi pensado como complementar ao do Congresso Mundial da ISA em Toronto, "Poder, Violência e Justiça: Reflexões, Respostas e Responsabilidades".

A organização também aceita  propostas de sessões e de comunicações sobre outras questões relevantes na sociologia do direito e da justiça.

As propostas de sessões ou de comunicações devem ser submetidas em inglês ou em português, utilizando o formulário disponível no site, até 15 de janeiro de 2018.

O Encontro de Lisboa terá duas línguas oficiais, o inglês e o português. As sessões plenárias terão lugar em inglês. Sessões tidas noutras línguas poderão ser autorizadas pela comissão organizadora.

O Encontro é co-patrocinado pela Secção de Sociologia do Direito e da Justiça da Associação Portuguesa de Sociologia. É organizado pelo DINÂMIA’CET-IUL, uma unidade de investigação do ISCTE-IUL, que dá à Comissão Organizadora Local o seu quadro institucional e apoio administrativo, em parceria com as seguintes unidades de investigação: o CES (Coimbra), o CICS.NOVA (Braga, Lisboa), o CIES (ISCTE-IUL, Lisbon), e o CRIA (Lisboa, Braga), bem como com o Instituto Internacional de Sociologia do Direito (Oñati).

Esta é a segunda iniciativa do RCSL durante o ano de 2018, dado que também participará no Congresso Mundial da ISA, em Toronto, entre 15 e 21 de julho de 2018. Outros encontros recentes do RCSL ocorreram em Viena, em julho de 2016, no âmbito do 3º ISA-Fórum, e na Cidade do México, em junho de 2017, onde o RCSL foi um dos patrocinadores do Encontro Internacional de Direito e Sociedade.

É o terceiro encontro da recém criada Secção de Sociologia do Direito e da Justiça da Associação Portuguesa de Sociologia, que realizou o seu primeiro encontro em janeiro de 2016, em Coimbra e o segundo em fevereiro de 2017, em Braga.

Mais informações: https://www.rcsl-sdj-lisbon2018.com/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas