Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

Congresso | Os media no Portugal Contemporâneo: da ditadura à democracia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, História

Congresso | Os media no Portugal Contemporâneo: da ditadura à democracia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
18 e 19 de Outubro de 2018

A história dos media tem vindo a despertar cada vez mais interesse entre os investigadores portugueses. Depois de um longo período em que foi, de algum modo, ignorada, nas últimas duas décadas assistiu-se a um considerável desenvolvimento de estudos sobre o passado dos media nacionais, cruzando várias disciplinas científicas e ângulos de abordagem distintos. Neste contexto, o Portugal Contemporâneo ganha particular destaque nas investigações que têm sido realizadas.

Numa perspectiva histórica, o estudo dos media permite-nos, através dos seus conteúdos, leituras da sociedade e dos contextos, mas também, entre outras possibilidades, uma melhor compreensão da complexa teia de relações entre os meios de comunicação social e campos como o da política, da economia, da cultura, entre outros.

Chamada de Trabalhos

O Congresso Os media no Portugal Contemporâneo: da ditadura à democracia pretende refletir sobre o papel dos meios de comunicação social – com ênfase na imprensa, na rádio e na televisão – no longo período da ditadura e nos primeiros anos da democracia portuguesa. Incluem-se neste quadro os media portugueses da metrópole e das províncias ultramarinas portuguesas. Numa perspetiva interdisciplinar, procura-se também discutir metodologias e problemáticas ligadas ao estudo do passado dos media.

A par de sessões plenárias com apresentações acerca dos vários meios de comunicação social nos dois períodos, bem como de problemáticas principais e desafios que se colocam à história dos media, será reservado espaço a sessões paralelas, organizadas a partir de propostas de comunicações, que incidam sobre a ditadura até à década de 1980.

Assim, apela-se à participação no Congresso, através da submissão de propostas enquadradas nos seguintes temas (sem prejuízo de virem a ser aceites propostas de comunicações dedicadas a outros temas, desde que se refiram ao período cronológico definido), até ao dia 31 de Maio de 2018:

  • Media e sociedade
  • Media e poderes político e económico
  • Práticas e rotinas de trabalho
  • Ruturas e continuidades
  • Discursos
  • Censura(s)
  • Legislação e regulação
  • Olhares estrangeiros
  • Cinema, Cartaz, Mural
  • Publicidade, Relações Públicas
  • Metodologias e fontes para a história dos media

A seleção das propostas será realizada pelos membros da Comissão Científica, sendo orientada pelo objetivo de garantir o máximo de qualidade, relevância e originalidade dos trabalhos e tendo também em conta o mérito científico curricular do(s) proponente(s). As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto com o máximo de 400 palavras (em português, espanhol ou inglês). Os proponentes deverão juntar uma nota biográfica de 200 palavras no máximo, indicando a sua filiação institucional e um email para contacto. As propostas devem ser enviadas, até 31 de Maio de 2018, em formato word, para o seguinte endereço: congresso.media.portugal@gmail.com.

As comunicações terão a duração máxima de 15 minutos e poderão ser apresentadas em português, espanhol ou inglês.

Mais informações no site do Congresso | Os media no Portugal Contemporâneo.
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas