Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Congresso "O Tempo dos Professores" na Universidade do Porto

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Educação, História, Pedagogia

O Congresso "O Tempo dos Professores" acontece de 28 a 30 de setembro de 2017 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os investigadores interessados em submeter resumos têm até 2 de julho. Os trabalhos podem ser escritos em espanhol, francês, inglês e português.

No momento em que se cumprem trinta anos do arranque da formação inicial de professores na Universidade do Porto à luz dos princípios da Lei de Bases do Sistema Educativo em vigor e da publicação da tese doutoral de António Nóvoa, Le temps des professeurs (2 vols., Lisboa: INIC), e o centenário do nascimento de Óscar Lopes (1917-2013), professor liceal e universitário ímpar, o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) organiza um congresso dedicado à reflexão e debate científico sobre a atividade docente em todos os níveis de ensino, incluindo a educação pré-escolar (educadoras/es).

Eixos Temáticos

1. História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais)
Temas referentes a abordagens institucionais (ligadas à formação graduada e pós-graduada de professores), coletivas (organizações nacionais e/ou internacionais de professores) ou individuais (histórias de vida), de culturas epistemológico-metodológicas, simbólicas e materiais (instrumentos de trabalho), entre outras, relacionados com as diferentes modalidades, níveis e áreas do conhecimento escolar, constituem o pano de fundo do presente eixo que visa mapear os processos plurais de construção socio-histórica e identificação (individual e coletiva) com a profissão docente.

2. Formação, avaliação e desenvolvimento profissional
Este eixo visa recobrir os temas relacionados ou convergentes com o arco de desenvolvimento profissional, desde os cursos de formação inicial, em serviço ou exercício, contínua, especializada até aos de pós-graduação doutoral, com o(s) quadro(s) teóricos e/ou institucionais da avaliação de desempenho docente e com o reconhecimento e retribuição profissionais, por um lado, e a qualificação do desempenho das aprendizagens, do currículo e do sistema educativo, por outro. Torna-se, igualmente, relevante enfatizar modelos e práticas de formação de professores em contextos de marginalização e fragilidade educativa e social, em particular nos atuais contextos de crises prolongadas e de conflito no mundo onde o papel de tantos professores/as e outros agentes educativos tem sido crucial para educar para a paz e para a reconciliação.

3. Curriculo, inovação, contextos, práticas e ambientes de ensino-aprendizagem
O currículo nas suas diferentes tipologias (normativa, real, explícita, oculta, entre outras), componentes (objetivos/competências, conteúdos, métodos, recursos e avaliação) e níveis de decisão, desenvolvimento e gestão (política, técnica e contextualizada – escolar, departamental, grupal, de turma e individual), o espaço híbrido da sua articulação com as didáticas e tecnologias educativas, por um lado, e os ambientes e praxis do processo de ensino-aprendizagem, por outro, estruturam o presente eixo temático e visam ancorar o estudo de soluções (a um tempo, didáticas, tecnológicas, curriculares e socioeducativas) inovadoras e eficientes, sempre procuradas e invocadas nos diferentes discursos sore educação.

4. Políticas educativas, organização escolar e profissionalidade docente
O campo da ação docente encontra-se parametrizado e alocado numa rede policéfala de decisões educativas de escalas diferenciadas (internacional, nacional, intersectorial, regional, local, entre outras) que importa aclarar, analisar e debater. O presente eixo temático visa destacar a dimensão pública das políticas de educação, a sua relação com a manutenção de uma morfologia escolar que se inscreve na longa duração, a persistência de territórios institucionais (entenda-se, organizações escolares) com vincados objetivos e desdobramentos técnico-pedagógicos que influenciam a atividade docente, e vice-versa. Esta ação deve, assim, ser perspetivada segundo modelos top-down, bottom-up e/ou reticulares de implementação de políticas publicas de educação a diversas escalas. Refletem-se também os desafios dos professores no contexto do Sul Global, a sua condição humana e o seu papel imprescindível na nova Agenda do Desenvolvimento 2030 em tempos de globalização.

O programa provisório do Congresso será anunciado em finais de julho.

Mais informações na página do Congresso "O Tempo dos Professores" .

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas