Sábado, 20 de Abril de 2024
Congressos

Congresso Nolan 2017 - Mudanças na América Latina no século XXI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Suécia

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos, Género, Migrações, Relações Internacionais

De 15 a 17 de junho de 2017, acontece a nona Conferência NOLAN (Nordic Latin American Research Network), organizada pela Escola de Estudos Globais, do Campus Linné, na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. O tema desta edição é Latin American Challenges in the 21st Century: Societies in Motion (Desafios latino-americanos no século XXI: Sociedades en movimento). Os pesquisadores interessados em submeter resumos têm até o 15 de outubro.

Fenômenos sociais, culturais, econômicos, políticos e naturais na América Latina desafiam cada vez mais as fronteiras estabelecidas. Eles cruzam as fronteiras nacionais, mas também uma série de outras fronteiras sejam elas físicas, culturais ou de outra natureza. Como o resto do mundo, a América Latina se vê afetada por desafios globais e guerras, por ameaças do terrorismo, ondas maciças de migração, além de dificuldades para lidar com as consequências das alterações climáticas.

No entanto, a América Latina tem matizes próprios e estes serão o foco deste encontro.  Através da escolha de temas e principais oradores nesta conferência, a contribuir para lançar luz sobre os complexos processos de transformação em curso na região, colocando-os em seu contexto histórico, e descobrir suas múltiplas manifestações e implicações.

Esta conferência também vai abrigar as oficinas já tradicionais organizados há mais de 20 anos pela Nordic Network on Women and Gender Research in Latin America (Rede Nórdica de Mulheres e Pesquisa de Gênero na América Latina - Haina) que cobrirá a temática do Gênero através de todas as disciplinas, e a European Network of Information and Documentation on Latin America (Rede Europeia de Informação e Documentação sobre América Latina, EDIAL), que realizará sua reunião anual de número 28 e conferência.

Áreas temáticas:

  • Saberes e conhecimentos
  • Gênero
  • Migração
  • Modelos de desenvolvimento
  • Relações Internacionais
  • Corpos e subjetividades

Mais informações no documento anexo e também na página do Nolan 2017.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas