Sábado, 20 de Abril de 2024

Congresso Internacional Todas as Artes|Todos os Nomes

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Artes visuais, Cultura, Sociologia

Inspirado por Saramago, acontece o primeiro Congresso Internacional Todas as Artes|Todos os Nomes,  nos dias 12 e 13 de setembro, em Lisboa. O evento pretende funcionar como matriz e espaço de conhecimento, de investigação e de celebração das artes lusófonas numa perspetiva da sociologia, dos estudos culturais e dos estudos urbanos. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto.

Este primeiro Congresso da Rede Todas as Artes ocorre no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa, assinalando uma coorganização entre o DINÂMIA’CET – IUL e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Funciona como o ponto primeiro de ancoragem da Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes: Todas as Artes.

As artes impõem-se, cada vez mais, como referentes emblemáticos da contemporaneidade. Diante das tensões engendradas por singulares crises económicas, por conflitos de natureza cultural, étnica e religiosa, dos limites entre fronteiras, das reiteradas diásporas que compõem distâncias e aproximações, tem sido a arte quem condensa e acolhe as pluralidades que Appadurai denominou de mundos imaginados.

Os contextos múltiplos de crise têm fomentado em todo mundo estratégias singulares de resistência, formação de coletivos que apontam para a composição de originais paisagens de artes e de criatividade. Observa-se que as artes têm atuado, também, como exemplares dispositivos que têm permitido agenciar emergentes modelos de colaboracionismo, de fazer circular de modo horizontal múltiplas plataformas de criatividade e diversidades estilísticas. Observa-se que fora dos ruídos advindos da normativa da política, dos tumultos das crises e ações de terror, a arte tem mobilizado espaços de mútua contaminação criativa e, no âmbito da conflitualidade, tem constituído novos planos de linguagem e a profusão de signos culturais e sociais sob novos códigos.

Considerando este contexto estimulante e, mais que isso, potenciador de novas vias, articulações e forças, os investigadores brasileiros, portugueses e africanos decidiram criar uma plataforma de convergência das várias Redes já existentes neste campo: a Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes. Todas as Artes.

O Congresso contará com keynote lectures, sessões paralelas (cada sessão terá a duração de 90 minutos, incluindo normalmente 4 papers), jam sessions corporizadas em performances artísticas (que incluem a música, as artes performativas e as instalações) e workshops criativos.

Coordenadores: Glória Diógenes, Lígia Dabul, Paula Guerra, Pedro Costa.

Comissão Científica: Augusto Santos Silva, Claudino Ferreira, Glória Diógenes, José Machado Pais, Lígia Dabul, Paula Abreu, Paula Guerra, Pedro Costa, Ricardo Campos e Vera Borges.

Comissão Executiva: Ana Oliveira, Hélder Ferreira, Maria Assunção Gato, Paula Guerra, Pedro Costa, Ricardo Lopes, Rodrigo Almeida, Tânia Moreira e Vera Borges.

Mais informações no site do congresso e também no poster em anexo.