Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Congresso Internacional Presença de Ortega y Gasset em Portugal e no Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha, Portugal

Literatura, Chamada para trabalhos, História, Filosofia, Estudos Luso-Hispânicos, Estudos Ibero-Americanos

O Congresso Internacional Presença de Ortega y Gasset em Portugal e no Brasil acontece de 7 a 9 de novembro de 2017, em Lisboa. Organizado pelo Instituto Cervantes e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, em associação com a Fundação Ortega y Gasset, o evento tem como foco a presença do pensador madrileno na cultura filosófica de língua portuguesa. Os investigadores que desejarem contribuir com trabalhos têm até 30 de setembro.

Eixo Temático

A obra e o pensamento de Ortega y Gasset (1883-1955) e o lugar que ocupa na reflexão filosófica da primeira metade do século XX têm vindo a suscitar crescente interesse tanto em Portugal como no Brasil, expressivamente documentado no número e na qualidade dos estudos que, em ambos os países, lhes foram dedicados nos últimos anos.

Consideraram, por isso, o Instituto Cervantes e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, em associação com a Fundação Ortega y Gasset, ser oportuno promover a realização de um Congresso Internacional sobre a presença do pensador madrileno na cultura filosófica de língua portuguesa, o qual decorrerá, em Lisboa, de 7 a 9 de Novembro de 2017, nas instalações daquele primeiro Instituto, com a participação de estudiosos brasileiros, espanhóis e portugueses, que irão debruçar-se sobre as diversas expressões que essa presença tem revestido nas últimas décadas.

Mais informações na página do Congresso Internacional Presença de Ortega y Gasset em Portugal e no Brasil no Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas