Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Colonial

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Estudos Culturais, Jornalismo

O Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Colonial acontece em Lisboa de 22 a 25 de maio de 2017. O evento destacará a necessidade de reavaliar o lugar da imprensa periódica considerando que foi nela que os intelectuais sobretudo exprimiram, debateram e viram debatidas tanto as ideias em defesa dos regimes coloniais, quanto as posições mais críticas dos mesmos, que nalguns casos evoluíram em discursos abertamente anticoloniais.

O Congresso é promovido pelo  Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e acontece na Universidade Nova de Lisboa. As propostas para comunicações podem ser enviadas até 4 de dezembro.

Marco teórico

Na esteira da constituição dos impérios europeus modernos e contemporâneos de vocação transcontinental, o colonialismo contemporâneo e o anticolonialismo foram estruturantes na configuração das ideias culturais e políticas contemporâneas e na complexificação das ideias de cultura e política.No debate conceptual das últimas décadas a realidade dos Impérios, não só coloniais, sobressai enquanto constituinte de redes e hierarquias de locais, bem como promotora de uma multiplicação de centros dinamizadores dentro e fora da Europa. Esta perspectiva vem originando uma nova atenção aos impérios enquanto espaços físicos de mobilidade e circulação de pessoas, bens, tecnologias, saberes e ideias, e à dimensão transfiguradora e criadora dessa mobilidade e circulação.

Sem apagar as relações desiguais subjacentes à realidade colonial, estes pontos de reflexão permitem abordagens historiográficas mais atentas à diversidade de agentes e das fontes intelectuais de reflexão sobre a modernidade. A provincialização da Europa colonialista implica, de facto, outras formas de encarar as metrópoles imperiais, incluindo-as no ‘mundo colonial’ e perspetivando-as como espaços de confluência e de trânsito de pessoas e debates, num movimento constitutivo da sua realidade.

 Defendendo o potencial teórico-metodológico do conceito de Imprensa Periódica Colonial, o qual estrutura uma rede transnacional de investigadores os promotores do Congresso incluem no mesmo: jornais, revistas, boletins, anais, publicados nas colónias; títulos publicados em metrópoles europeias dedicados a pensar as matérias coloniais, em que essas matérias se evidenciem essenciais aos debates internos, ou que mereçam locais específicos dentro desses periódicos; periódicos publicados em espaços não coloniais ou pós-coloniais, quando dedicados às matérias coloniais.

O presente Congresso, aberto à realidade dos diversos Impérios Coloniais contemporâneos, sem excluir a possibilidade de outras abordagens visa sobretudo:

  • Debate teórico sobre o conceito de Imprensa Periódica Colonial, designadamente no que respeita os seus elementos estruturantes e diferenciadores;
  • O papel da imprensa colonial na constituição do político
  • Conceito de esfera pública encarado no plano local, intercolonial e/ou imperial
  • As línguas da imprensa e as línguas da historiografia
  • Imprensa cultural, ideia(s) de cultura e construção de imaginários culturais
  • Imprensa científica e ciência(s) colonial(is);
  • Papel da imprensa na formação de literaturas locais e de culturas literárias
  • Comunicação colonial, imperial e transimperial
  • Imprensa periódica colonial e projectos editoriais
  • Liberdade, censura e perseguição
  • Colonialismo e anticolonialismo na imprensa colonial
  • Intersecções entre desenvolvimento técnico e circulação de conteúdos na imprensa
  • Constituição de arquivos virtuais de imprensa colonial

Só serão aceites propostas escritas em português e/ou inglês.As comunicações poderão ser feitas nas seguintes línguas: Português, Inglês, Francês ou Espanhol mas para facilitar a comunicação entre os participantes as apresentações em powerpoint devem estar ou em português ou em inglês.

A organização está a desenvolver esforços para apoiar a vinda de alguns investigadores dos Países Africanos de Expressão Portuguesa, da Índia e de Timor, com propostas de comunicação aceites e que careçam de apoios institucionais locais para participação em eventos científicos. Estes apoios estarão dependentes de disponibilidade orçamental.

Datas importantes

Chamada de painéis: de 1.09.2016 a 15.10.2016
Chamada de comunicações: de 31.10.2016 a 04.12.2016
Comunicação de decisão aos participantes: a 09.01.2017
Inscrições: de 09.01.2017 a 12.02.2017
Programa final: a 20.02.2017

Mais informações na página do Congresso Imprensa Colonial.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas